Notícias

Banco de Alimentos: projeto Aquarela Nutricional promove alimentação saudável

Publicada em 20/08/2019, às 08h00

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Aquarela Nutricional
Projeto Aquarela Nutricional leva conscientização acerca da alimentação saudável para vários equipamentos e entidades da capital (ampliar)

Existem receitas de refrigerante e danoninho caseiros com ingredientes saudáveis? Como equilibrar as taxas nutricionais? O projeto "Aquarela Nutricional", promovido pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), propõe ações socioeducativas com diversas atividades recreativas destinadas aos munícipes em situação de vulnerabilidade social.

Esse projeto é desenvolvido para entidades não governamentais que são beneficiadas pelo Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS) e equipamentos sociais do município.

Na próxima quinta-feira (22), a ação será na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Serra, das 8 às 12 horas. Já na sexta-feira (23), o projeto levará as atividades para a 4ª Feira Jovem da Região Centro, das 8 às 16 horas. Os participantes receberão orientações sobre receitas saudáveis, aguçando ainda mais a criatividade de todos.

Essas ações objetivam a promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável, trabalhando as temáticas: "Orientação nutricional", "Avaliação antropométrica", "Painel comparativo dos quantitativos de sal, açúcar e gordura em alimentos industrializados", "Painel dos sete erros", "Desafio da montagem do prato saudável", "Jogo da memória", entre outros.

Alimentação saudável

"O projeto quer despertar o interesse pela alimentação mais saudável e nutricionalmente equilibrada. Quando utilizamos uma aquarela, temos várias cores que podem ser manejadas de diferentes formas. O quadro que iremos pintar nunca será igual em todas as ações, mas todos eles buscarão retratar a promoção da saúde e a prevenção de agravos em nosso município, por meio da comida de verdade e da alimentação mais saudável", afirmou a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Laydiane Silote Barbosa. 


Voltar ao topo da página