Notícias

Voluntários da Defesa Civil são capacitados em ações de Educação Ambiental

Publicada em 09/08/2019, às 17h48 | Atualizada em 13/08/2019, às 18h45

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Regina Freitas


Divulgação Defesa Civil
Capacitação de voluntários para Defesa Civil
Voluntários receberam instruções sobre "Ações de Fiscalização de Obras e Meio Ambiente e Educação Ambiental"

Os moradores voluntários do curso de capacitação para atuação nos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec´s) receberam, nesta quinta-feira (8), instruções sobre "Ações de Fiscalização de Obras e Meio Ambiente e Educação Ambiental". Trata-se do quarto módulo do curso, oferecido pela Defesa Civil de Vitória.

A quarta etapa da capacitação aconteceu no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá, e contou com a participação de membros de várias comunidades da capital. Ao fim dos módulos, eles estarão aptos a atuar em parceria com a Defesa Civil em situações de emergência.

O curso teve o tema "Educação Ambiental na Defesa Civil: Desafios e possibilidades" e foi ministrado pela Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam).

"A Educação Ambiental é uma importante ferramenta nesse processo de aprendizagem ao proporcionar reflexões e ações junto às comunidades situadas em áreas de risco a respeito das distintas realidades vivenciadas, incentivando a construção de uma sensibilização coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sob a ótica da minimização e mitigação dos desastres que possam ocorrer", disse o educador ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) Idelvon Poubel.

Obras

Os voluntários também ficaram sabendo da importância da fiscalização de obras na cidade. O coordenador de Fiscalização de Obras da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Fábio Ewald Ottoni, explicou as regras do Código de Edificações, lei que trata das obras e construções na Capital.

A apresentação teve como foco risco à segurança, à estabilidade e à salubridade das edificações. Por isso, é de extrema relevância que os imóveis sejam construídos com responsável técnico e atendam às legislações municipais.

Curso

"Os voluntários poderão atuar em ações preventivas e de monitoramento nas áreas de risco da capital”, explicou Jonathan Jantorno, coordenador da Defesa Civil de Vitória.

A quinta e última etapa da capacitação acontece nos dias 17 e 24 de agosto. O tema será "Primeiros Socorros e Combate a Incêndios" e acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo.


Voltar ao topo da página