Notícias

Nova lanchonete do Mucane oferecerá quitutes da culinária afrobrasileira

Publicada em 09/08/2019, às 09h33 | Atualizada em 09/08/2019, às 12h11

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Colônia de Férias Quilombinho Cultura Negra
Mucane contará com lanchonete para oferta de produtos da gastronomia afrobrasileira

O público que comparecer ao Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, agora poderá degustar desde pratos tradicionais da cultura local, como a torta capixaba, passando pelos de origem afrobrasileira, como feijoada, feijão tropeiro, até quitutes variados de doces e salgados na nova cafeteria e lanchonete do local.

A inauguração do novo espaço, que será administrado pelo Ubuntu Quitutes, acontece no dia 17, às 17 horas, oferecendo aos visitantes um variado cardápio. O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e em dias de eventos internos do Mucane.

O processo de licitação para concessão do espaço foi conduzido pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e trouxe como uma das exigências o fornecimento de lanches e bebidas que contemplassem a culinária afrobrasileira, como destaca o diretor-presidente da CDTIV, Leonardo Krohling.

"O objetivo do edital foi reunir num mesmo local, além dos aspectos histórico e cultural, a gastronomia afrobrasileira, que é algo muito disseminado no cotidiano dos capixabas, contribuindo, desse modo, para a valorização e o fortalecimento da cultura negra", destaca Krohling.

Representatividade

A responsável pelo Ubuntu Quitutes, Winy Fabiano, destaca a importância da iniciativa. "Estar num espaço de grande representatividade como o Mucane contribui para divulgar as maravilhas da culinária afrobrasileira, indígena e capixaba. E isso foi muito importante, pois, muitas vezes, as pessoas rementem a culinária afrobrasileira ao acarajé e vamos muito além disso", aponta.

Saiba mais

Winy Fabiano é negra de periferia e bacharel em Administração. É a idealizadora do Ubuntu Quitutes, empreendimento que trabalha a cultura afrobrasileira por meio da comida e desenvolve palestras e oficinas sobre o outro lado do empreendedorismo negro e periférico.

É articuladora de Gestão do Muca-Mulheres Unidas de Caratoíra, onde trabalha o empoderamento e autonomia das mulheres de sua comunidade.


Voltar ao topo da página