Notícias

Formatura: curso de Libras no CRPD promove cidadania e inclusão social

Publicada em 06/08/2019, às 15h31

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Entrega de certificado de libras
Alunos do curso de Libras do CRPD receberam certificados de conclusão durante solenidade na Casa do Cidadão
Guiomedce Paixao
Entrega de certificado de libras
Priscilla Jhullienner fez o curso acompanhada de Guilhermina e teve apoio do marido, Euluze

Com o objetivo de fortalecer a inclusão social de pessoas surdas e facilitar a dinâmica da comunicação na sociedade, 96 pessoas se formaram no curso básico de Libras oferecido pelo Centro de Referência para Pessoas com Deficiência (CRPD). A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na tarde desta segunda-feira (5), na Casa do Cidadão, em Itararé.

Na ocasião, os usuários do CRPD recitaram o poema "Saber Viver", de Cora Coralina, que diz: "Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas...".

A professora de Libras Luce Matilde Wandermurem Nogueira e a intérprete Janaina Miranda Souzada ainda receberam homenagens dos alunos e da equipe do CRPD.

"Decidi fazer o curso para conseguir conviver melhor com os meus sogros, pois eles são surdos. Sempre busco aprender mais", disse Priscilla Jhullienner, que acompanhou o curso sempre com a filha Guilhermina, de quatro meses.

Priscilla contou com apoio do marido, Euluze Rodrigues da Costa Junior, professor de Libras na Universidade Federal do Espírito Santo. "Me sinto feliz e orgulhoso por minha esposa ter conquistado essa formação", disse Euluze.

Inclusão

"Fazer o curso vai me ajudar a promover a inclusão social no meu ambiente de trabalho. Como sou enfermeira, posso conseguir me comunicar com os surdos", disse Cristiane Rosa de Almeida Silva.

"Para mim está sendo muito especial concluir esse curso. Sempre que alguém pedir alguma informação e for surdo, vou poder ajudar. Isso é gratificante", mencionou Michele Sena, professora de Pedagogia.

Consciência

"Fico orgulhosa do trabalho realizado no CRPD e considero de extrema importância a inclusão social que o serviço de convivência oferece aos surdos. Isso contribui para uma sociedade mais consciente e inclusiva", afirmou a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas com Deficiência da Semas, Priscilla Zumak.

Cidadania

"Primeiro quero parabenizar os 96 formandos por essa conquista. Nem todos conseguem chegar até o final. Vocês venceram esse desafio. Seja por uma necessidade profissional ou para se comunicar melhor com seus familiares ou amigos, cada um teve atitude de cidadania em realizar o curso de Libras no CRPD. Acredito que quanto mais acessível tornamos a nossa sociedade, melhor será para todos. Nosso trabalho é para a inclusão de pessoas com todos os tipos de limitação e deficiência que se encontram nos nossos equipamentos", ponderou a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Brunella Tiburtino Aloquio Teixeira.

Matéria relacionada

Centro da Pessoa com Deficiência abre novas turmas para curso de Libras

 

Guiomedce Paixao
Entrega de certificado de libras
"Como sou enfermeira, posso conseguir me comunicar com os surdos", disse Cristiane Rosa de Almeida Silva
Guiomedce Paixao
Entrega de certificado de libras
"Sempre que alguém pedir alguma informação e for surdo, vou poder ajudar. Isso é gratificante", mencionou Michele Sena

Voltar ao topo da página