Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação


Morar no Centro contribui para revitalização e realiza sonho da casa própria

Marcos Salles
Edifício Estoril

O projeto Morar no Centro compõe o Programa de Revitalização do Centro que busca resgatar, por meio de ações integradas, o Centro de Vitória como espaço de cultura, história, lazer, negócios e moradia.
O projeto tem objetivo de revitalizar e repovoar a área central de Vitória, servindo de que possui toda infraestrutura necessária (abastecimento de água, coleta de lixo e oferta de equipamentos de saúde, ensino e de lazer) e, assim, diminuir o déficit habitacional de Vitória, dando função social a edifícios abandonados ou mal aproveitados.

Já foram reformados três prédios na área central, totalizando a entrega de 94 apartamentos. O antigo Hotel Estoril, possui 54 unidades habitacionais e os antigos hotéis Pouso Real e Tabajara, possuem 20 apartamentos cada um. O prédio onde funcionava o antigo Cine Santa Cecília será reformado e transformado em um residencial que irá abrigar outras 40 famílias.

Revitalização do Centro

O projeto Morar sem Risco atende famílias em situação de risco por causa das más condições da habitação ou local onde residem. A iniciativa disponibiliza benefícios por meio do Bolsa Moradia e Auxílio Moradia.
O primeiro é um benefício mensal com valor de até um salário mínimo que deverá ser utilizado para a locação de um imóvel residencial para a família. Este benefício é transitório e disponibilizado pelo município, até a entrega da unidade habitacional definitiva.

Já o Auxílio Moradia é um benefício único para adquirir ou iniciar a aquisição de novo imóvel em local adequado e seguro. Uma característica importante deste benefício é que o beneficiário não recebe o dinheiro, sendo o pagamento feito direto ao dono do imóvel escolhido, após aprovação da PMV. O imóvel não pode apresentar situação de risco geológico, instabilidade e insalubridade.

Voltar ao topo da página