Notícias
Vitória terá novo terminal portuário voltado à exportação de petróleo
Publicada em 27/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 27/05/2025, às 18h59
Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Vitória receberá um novo terminal portuário especializado na transferência de petróleo entre navios. O Terminal de Granéis Líquidos de Praia Mole (TGL Praia Mole) será construído no Porto de Praia Mole e colocará a capital capixaba em uma posição estratégica no cenário global de exportação de petróleo.
Na tarde desta terça-feira (27), representantes da estrutura responsável pela implantação do terminal foram recebidos na Prefeitura de Vitória para apresentar o projeto novo terminal. Estiveram presentes Alessandro Trazzi, diretor técnico da Ambipar, responsável pelo licenciamento ambiental, e Bruno Fardin, diretor executivo da Blue Terminals, empresa do grupo Zmaxl que irá operar o terminal.
Durante o encontro, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância do terminal para o desenvolvimento econômico da capital. Ao lado do secretário de Governo, Erick Musso, reforçou o apoio da gestão à iniciativa, que representa um marco para a infraestrutura logística e portuária do Estado.
"Vitória se consolida, cada vez mais, como um polo estratégico para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil. A implantação do novo terminal representa um marco importante na nossa infraestrutura portuária, com geração de emprego, renda e impacto direto na economia da cidade. Estamos falando de um equipamento moderno, que coloca Vitória em posição de destaque no cenário global da exportação de petróleo. A Prefeitura de Vitória está de portas abertas para dialogar e apoiar iniciativas que gerem oportunidades e fortaleçam nossa cidade como referência em logística e inovação", pontuou Pazolini.
A principal inovação do TGL PM será a operação no modelo ship-to-ship, que permite a transferência direta de petróleo de um navio para outro, sem necessidade de desembarque terrestre. O local da instalação do terminal foi escolhido por oferecer baixa incidência de ondas e boa infraestrutura de apoio.
Com previsão de entrada em operação no segundo semestre de 2027, o novo terminal deverá gerar cerca de 4 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. A arrecadação de royalties também será impactada, com estimativa de R$ 80 milhões por ano, que serão distribuídos entre os municípios de Vitória (40%), Serra (30%) e Vila Velha (30%).
O Espírito Santo, atualmente o terceiro maior produtor de petróleo do Brasil, exporta apenas uma pequena parte do que extrai. O novo terminal tem como objetivo mudar esse fato, permitindo a movimentação de até 14 milhões de toneladas por ano, o equivalente a cerca de 100 milhões de barris.
"O Brasil produziu cerca de 3,3 milhões de barris de petróleo por dia em 2024, e a previsão é que esse número chegue a 5 milhões por dia até 2030. Estamos falando de um crescimento expressivo, e o Espírito Santo tem papel fundamental nesse cenário. Chegamos com muito respeito e responsabilidade. Para nós, é essencial manter uma relação de parceria com a cidade e seus cidadãos. Nossa prioridade é garantir uma operação segura, sustentável e alinhada às normas nacionais e internacionais, com tecnologia de ponta", disse Bruno Fardin, diretor executivo da Blue Terminals.