Notícias
Vitória terá caminhada em defesa dos direitos dos animais neste domingo (4)
Publicada em 02/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 02/05/2025, às 11h12
Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A capital capixaba será palco de uma importante ação em defesa dos direitos dos animais, neste domingo (4). A Cãominhada MPES, promovida pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa da Fauna (CPDF), em parceria com a Prefeitura de Vitória, reunirá tutores e seus pets em uma programação cheia de atividades educativas e solidárias.
A concentração está marcada para as 7h30, no estacionamento do K2, na Praia de Camburi, e o percurso seguirá até o antigo Hotel Aruan. Durante o evento, serão arrecadadas rações destinadas a organizações que cuidam de animais abandonados e resgatados.
"Este evento tem o propósito de conscientizar a população sobre a luta contra o abandono de animais domésticos. A Cãominhada é uma mobilização coletiva que reúne protetores, o Ministério Público e o poder público para engajar a sociedade na causa da guarda responsável, promovendo respeito e cuidado com os animais.", destaca Alexandre Ramalho, Secretário Municipal de Meio Ambiente.
Alerta contra o abandono de animais
A Cãominhada tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e consequências do abandono de animais domésticos. Vale ressaltar que abandonar animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98) e pode gerar penalidades legais. A campanha reforça a importância da guarda responsável e do cuidado com os animais, chamando atenção para a necessidade de um compromisso ético e social com os pets. O evento é uma oportunidade de unir diversão e conscientização em prol da causa animal.
"A primeira Cãominhada do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) tem por objetivo promover a conscientização sobre a importância da guarda responsável do animal e, em conseqüência, alavancar a luta contra o abandono. Queremos lembrar que o amor e o compromisso com os nossos amigos de quatro patas devem ser constantes e inabaláveis, e esperamos que esse encontro seja uma ferramenta para que a sociedade tenha uma nova visão sobre o papel que cada um pode desempenhar na proteção dos animais", afirma a Procuradora de Justiça Edwiges Dias, Coordenadora de Proteção e Defesa da Fauna (CPDF) do MPES.