Notícias

Vitória sedia 2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Espírito Santo

Publicada em 15/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 15/05/2025, às 18h04

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Wanya Mayhé promoveu uma reflexão sobre o papel do gestor público cultural.
Wanya Mayhé promoveu uma reflexão sobre o papel do gestor público cultural. (ampliar)

Vitória foi palco de um momento importante para a cultura capixaba, na última terça-feira (13): o 2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Espírito Santo foi realizado no Centro Cultural Sesc Glória, e reuniu 133 participantes dos 52 municípios do estado.

A realização do evento é fruto de uma parceria do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Espírito Santo (Forcult-ES) com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc) e Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), e o Programa Cultura do Sesc Espírito Santo.

A abertura do encontro ganhou um toque especial com a apresentação musical de Bella Mattar, artista contemplada pelo Edital nº 006/2022 do FunCultura, que emocionou e encantou os presentes.

Foto Divulgação
Cento e trinta e três participantes representaram os 52 municípios do estado.
Cento e trinta e três participantes representaram os 52 municípios do estado. (ampliar)

A programação contou ainda com a participação de importantes figuras do cenário cultural: diretor do Ministério da Cultura, Thiago Rocha; coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura no Espírito Santo (Minc-ES), Nieve Mattos; secretário de estado da Cultura, Fabrício Noronha; presidente do Forcult-ES, Francislei da Rocha; diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato; e gerente de Cultura do Sesc-ES e presidente de honra do Forcult-ES, Renata Weixter.

Em um momento dedicado aos novos gestores, a coordenadora de Estudos e Políticas Públicas do Forcult-ES e servidora da Semc, Wanya Mayhé, promoveu uma reflexão sobre o papel do gestor público cultural. Com a palavra, apresentou os primeiros passos para a implementação de políticas públicas estruturantes, enfatizando a importância do Sistema Municipal de Cultura. Nesse contexto, Vitória foi citada como referência na criação do Sistema Municipal de Cultura, do Plano Municipal de Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rubem Braga), uma das primeiras do Brasil.

O encontro se configurou como um espaço de diálogo essencial sobre as políticas culturais nas esferas federal, estadual e municipal, espaço de grande relevância diante atual agenda nacional da cultura.

O próximo encontro, previsto para o segundo semestre, reunirá gestores de cultura, procuradorias e controladorias municipais.


Voltar ao topo da página