Notícias

Vitória promove sensibilização e combate ao abuso e exploração sexual infantil

Publicada em 16/05/2023, às 18h35 | Atualizada em 16/05/2023, às 18h38

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Edilamara Conti


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Elizabeth Nader
Maio Laranja na Feira Livre de Gurigica
Campanha Maio Laranja na Feira Livre de Gurigica. (ampliar)

No mês de referência da campanha Maio laranja, para sensibilizar quanto a importância de prevenção a crimes de abuso e exploração sexual infantil, Vitória promove várias ações alusivas ao tema. O trabalhadores da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) vão às ruas para alertar e orientar a população sobre esse tema tão relevante. O ponto de encontro da ação será em frente ao Memorial Araceli, localizado no final da Praia de Camburi, na quinta-feira (18), a partir das 16h. Já a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), realiza a ação Maria da Penha Vai à Cidade, para falar sobre proteção de crianças e adolescentes, nesta quarta-feira (17), das 8h às 11h, na feira livre de Itararé.

Cartazes, cataventos e margaridas, que são símbolo da campanha Maio Laranja, serão utilizados pelos trabalhadores da Semas no Memorial Araceli, para chamar a atenção da sociedade para a proteção às crianças e adolescentes. Os participantes deverão estar vestidos de branco, amarelo ou laranja e prometem proferir palavras de ordem e alerta. Também haverá muita música durante a ação.

O evento marca os 50 anos do assassinato de Araceli. No local, acontecerão abordagens a motoristas e pedestres, apresentação do coral Encantar, oficina "corpo em Movimento" ( do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos para pessoa idosa de Jardim Camburi). Além de contar com a participação dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Continental.

De acordo com a gerente de Proteção Social de Média Complexidade Fabíola Calazans, a ação visa destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A secretária de Assistência Social, Cíntya Schulz, ressaltou que a mobilização é mais um esforço coletivo de todos os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) na garantia do direito de toda criança e adolescente. "O direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida livre do abuso e da exploração sexual", enfatizou a secretária.

Desde o início do mês os serviços da prefeitura de Vitória tem se movimentado com ações e atividades para dar visibilidade ao enfrentamento ao abuso e exploração sexual.

Leonardo Silveira
Campanha Maio Laranja na Feira de Goiabeiras
Campanha Maio Laranja na Feira de Goiabeiras. (ampliar)

Maria da Penha Vai à Cidade falar sobre proteção de crianças e adolescentes

Também como ação do Maio Laranja,  a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) promove o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A primeira ação de prevenção será nesta quarta-feira (17), das 8h às 11h, na feira livre de Itararé, e será realizada pelas integrantes do projeto Maria da Penha Vai à Cidade.

"Vamos empregar nossa experiência com abordagens e escuta ativa da população para envolver mulheres e homens na proteção das crianças contra abusos", explica a coordenadora da Políticas para as Mulheres da Semcid, Adelina Diniz. De janeiro de 2021 a dezembro de 2022, a coordenação realizou abordagens educativas com mais de 50 mil pessoas.

No dia 28, a mesma ação será realizada na feira livre de Gurigica. A iniciativa faz parte das ações pelo Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio. A data foi instituída em 2000, em referência ao assassinato de Araceli, em Vitória, em 1973.  

Famílias livres da violência

A gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia, lembra que as diferentes formas de violência praticadas contra as mulheres afetam gravemente as crianças. "Por isso é tão importante fortalecer as mulheres, falar sobre os tipos de violência e a Lei Maria da Penha, mostrar que podem recorrer à rede de atendimento especializado em Vitória para superar a situação de abuso e violação de direitos. Assim, protegemos toda a família", diz. 

"Temos que conversar com as famílias, sensibilizar a população para garantir a infância e a adolescência livres de violações, cercadas de amor e respeito, leves, como tem de ser", diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.

Elizabeth Nader
Maio Laranja na Feira Livre de Gurigica
Campanha Maio Laranja na Feira Livre de Gurigica. (ampliar)

Confira a programação

Quarta-feira (17)

Das 8h às 11h, Maria da Penha Vai à Cidade falar sobre proteção de crianças e adolescentes, na feira livre de Itararé;

Às 9 horas, ação de conscientização na Feira de Santo Antônio;

Quinta-feira (18)

Das 9 às 10 horas - Ação de conscientização + construção de jardim de margaridas em frente ao Centro de Esportes Unificados )CEU) de São Pedro.

Logo após, caminhada até a Emef Eliane Rodrigues dos Santos, com a participação do Projovem e NISPI São Pedro I;

Das 9h às 10h30 - Ação da Rede Centro, receberá as escolas no CCTI Centro, com participação da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e dos Centros de Convivênvia para Crianças e Adolescentes e pessoa idosa dos bairros do Quadro e Centro.Haverá Circo, Grupo Árvore, Orquestra Alef Bet, teatro maculele, aulão de Taekwondo e Serenata de Favela;

Das 9 às 11 horas- Ação com a Rede Intersetorial de Maruipe, na Praça de Eucalipto, com palhaçaria, percussão e contação de história;

Das 9 às 12 horas - Blitz educativa conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, na entrada do Porto de Capuaba;

Das14 às 15h30 - Ação de conscientização + construção de jardim de margaridas em frente a UBS de Santo André em parceria com enfermeiros e assistente social;

Das 16 às 19 horas - Ação em frente ao Memorial Araceli, localizado no final da Praia de Camburi.

Sexta-feira (19)

Das 9h às 11 horas - Ação da rede de Jucutuquara, na Praça do bairro, com faixa nos semáforos e entornos, distribuição de folders e percussão

Domingo (28)

Das 8h às 11h, Maria da Penha Vai à Cidade falar sobre proteção de crianças e adolescentes, na feira livre de Gurijica.


Voltar ao topo da página