Notícias

Vitória ganha Laboratório Urbano Vivo: um espaço de experimentação e criação de ideias

Publicada em 30/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 30/04/2025, às 15h00

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de André Pietralonga


Leonardo Silveira
Inauguração do Laboratório Urbano Vivo
Sede do Laboratório Urbano Vivo. (ampliar)

Na manhã desta quarta-feira (30), Vitória lançou o espaço físico do Laboratório Urbano Vivo de Vitória (LUV) junto a uma edição do programa Sandbox da capital. O evento foi realizado na Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV). 

O LUV é uma iniciativa desenvolvida por meio de parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Ikone Liga Social Global, Organização da Sociedade Civil (OSC) de referência em inovação e desenvolvimento sustentável. O objetivo é trazer um espaço de experimentação e cocriação de ideias e projetos inovadores para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Vitória.

Empreendedores, pesquisadores, gestores públicos e sociedade civil poderão interagir e propor o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e sustentáveis para a capital. 

"Vitória já é a segunda capital mais inteligente do país, de acordo com a 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities, realizado pela Urban Systems em parceria com a Necta. Esse novo projeto estabelece um espaço para o desenvolvimento de soluções criativas, práticas e escaláveis para os desafios urbanos, que beneficiem toda a população. Reforçamos nosso compromisso com a transformação urbana sustentável, a promoção da transparência e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos, além de posicionar a capital capixaba como uma referência nacional em inovação e governança colaborativa", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Leonardo Silveira
Inauguração do Laboratório Urbano Vivo
Sede do Laboratório Urbano Vivo. (ampliar)

"A iniciativa da Secretaria de Gestão e Planejamento propõe enfrentar os desafios urbanos de forma criativa e inovadora, e tem como objetivo promover e incorporar a Inovação Aberta no âmbito do Governo Municipal, centrada no usuário e tendo a cidade de Vitória como ambiente para a experimentação de suas ações e projetos" destacou o secretário de Gestão e Planejamento, Regis Mattos.

O diretor do Laboratório Urbano Vivo, Caio Scheidegger, explicou que o LUV representa um marco transformador para a cidade, provocando a inovação para a implementação de soluções para os desafios urbanos e promovendo maior eficiência na gestão pública. 

"Como iniciativa da Prefeitura em parceria com a Ikone Global, criamos um ambiente de experimentação onde todos podem testar e desenvolver tecnologias e políticas  em contextos reais, com o cidadão em primeiro lugar, com uma tese de impacto, que transforma sonhos e desafios complexos em resultados concretos. Vitória, como uma das cidades mais inovadoras do Brasil, apresenta agora esse novo equipamento, o laboratório, em apoio ao Sandbox, para que empreendedores desenvolvam inovações com segurança jurídica e supervisão adequada. Atuando em cinco eixos estratégicos - desde soluções baseadas na natureza até transformação urbana - reforçando o potencial e a construção histórica de Vitória na vanguarda da inovação", conta Caio.

O Laboratório é mais do que um projeto, é um convite para transformar Vitória em um lugar ainda mais humano, inovador e sustentável. Então, esse é o momento para todos que querem ajudar a criar soluções urbanas reais, conectar-se com gente diversa e criativa da área de inovação ou simplesmente participar de uma rede que deseja fazer Vitória brilhar como referência em inovação urbana. 

Leonardo Silveira
Inauguração do Laboratório Urbano Vivo

Laboratório Urbano Vivo (LUV) e sua linha do tempo

O Laboratório Urbano Vivo foi lançado em junho de 2024. Em dezembro do mesmo ano, foi assinado o termo de cooperação com a empresa Ikone e, nesta quarta-feira (30), efetiva-se o lançamento do espaço físico do LUV com a edição do programa Sandbox de Vitória. 

O laboratório utilizará um modelo de governança colaborativa com a participação tanto de uma equipe de especialistas, como também representantes da sociedade. Desafios urbanos em áreas como sustentabilidade, segurança pública, educação, habitação, turismo, entre outros, serão temas abordados e tratados no Laboratório, promovendo o desenvolvimento de projetos que produzam resultados positivos para a cidade de Vitória.

A partir disso, serão fomentadas iniciativas, incentivados projetos e divulgadas oportunidades para que todos, que possam colaborar, participem ativamente para que a capital continue crescendo e mais do que isso: inovando em cada iniciativa proposta para seus moradores e visitantes.

O Laboratório Urbano Vivo de Vitória alinha-se com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e promoverá concursos de projetos, chamadas públicas e programas de incubação para incentivar a apresentação de propostas inovadoras.

A assinatura do Termo com o Instituto Ikone Liga Social Global foi resultado do Chamamento Público nº 01/2024, conduzido pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges), a parceria marca um novo capítulo para a cidade com a criação do Laboratório Urbano Vivo de Vitória.

Inauguração da sede do Laboratório Urbano Vivo

Voltar ao topo da página