Notícias

Vitória é selo Diamante em transparência pública

Publicada em 15/11/2024, às 08h00 | Atualizada em 15/11/2024, às 09h47

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Jansen Lube/PMV
Fachada do Palácio da Prefeitura de Vitória

A Prefeitura de Vitória  conquistou mais um reconhecimento em transparência, o selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Para mais essa conquista,  o município atendeu a 100% dos itens considerados essenciais e atingiu um índice de transparência de 100%, destacando-se na lista das gestões mais transparentes do  Brasil. O selo Diamante é o maior nível na classificação.

Vitória atingiu nota máxima em todas as dimensões e itens avaliados. Aqui no Estado, o índice médio de transparência entre os 156 órgãos avaliados no nível municipal (câmaras e prefeituras) foi de 73,07%. Entre as prefeituras, o nível médio ficou em 78,10%.

O PNTP, iniciativa do Sistema Tribunais de Conta, está em sua terceira edição. O objetivo do programa é padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência da Administração Pública em todos os Poderes e órgãos públicos do Brasil.

O resultado alcançado por Vitória em 2024 marca o avanço na qualidade do trabalho desenvolvido  na área de transparência. Nas duas primeiras edições do ranking,  a Capital do Espírito Santo conquistou o selo Ouro.


Voltar ao topo da página