Notícias

Vitória 471 anos: PMV divulga comemorações do aniversário da capital

Publicada em 01/09/2022, às 12h20 | Atualizada em 02/09/2022, às 12h55

Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Panorâmica da cidade de Vitória

Formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e uma porção continental que totaliza mais de 93 km², a Ilha de Vitória, também conhecida como Ilha do Mel, completa, no próximo dia 8 de setembro, 471 anos. Para celebrar a data, a Prefeitura de Vitória preparou uma ampla programação educativa e cultural, que incluirá exposições, oficinas, visitações, shows, apresentações de dança, festivais e atividades esportivas.

Quinta (1º)

A Praça Costa Pereira será palco para as primeiras celebrações do aniversário, nesta quinta (1º). A partir das 10 horas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai promover atividades de promoção da saúde e orientações. Às 11h30, a Banda da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) vai começar uma belíssima apresentação musical. Também terá exposição dos projetos sociais realizados pela corporação.

Às 18 horas, na Escadaria São Diogo, no Centro, haverá apresentação musical "Presente para Vitória", promovida pela Associação Alef Bet, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e da Secretaria de Cultura (Semc).

Sexta (2)

Na sexta-feira (2), a programação tem início às 17 horas, com a abertura do 1º Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim da Penha, que segue nos dias 02 e 03 de setembro, na Praça Conjunto dos Estados (Praça da Feira Livre de quarta-feira) em Jardim da Penha.

O bairro São Pedro comemora 45 anos de existência e os festejos, na praça Dom João Batista, também começam nesta sexta (2). A festa, uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o Movimento Comunitário de São Pedro, inclui apresentação de atrações musicais, filme, corrida e barracas com comidas e bebidas variadas. Às17h será exibido o documentário "Lugar de toda pobreza", que tem direção de Henrique Gobbi. Às 18h haverá apresentação de Capoeira com o grupo "Nova Geração" e a música começa às 19h, com a banda Tubarão Complex seguida de Hermesson Leite, May Santos e Dalzi Sales.

A Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro Histórico da Capital, recebe a exposição "Naturezas Mortas", do artista Dalmo Amorim. A abertura da exibição das obras vai acontecer às 18 horas.

Neste dia, o circuito de saúde da Semus será realizado em frente à Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá, a partir das 10 horas.

Sábado (3)

No sábado (3), na praça da Catedral de Vitória, será realizada a Festa de Nossa Senhora da Vitória com apresentação do Trio Jatobá, às 19h30. A partir das 19h20, haverá show de luz temático ao aniversário (vídeo mapping). Serão projeções diárias até o dia 11.

O segundo dia do 1º Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim da Penha, realizado pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), continua na Praça Conjunto dos Estados, a partir das 18h, e vai contar com a participação da Banda da Guarda de Vitória.

A pracinha do EPA, em Jardim da Penha, vai receber, também a partir das 18 horas, o circuito de promoção de saúde, com orientações dos profissionais da Semus.

Nesse mesmo dia, o Tancredão recebe a Copa Vitória de Fut7 Feminino, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), a partir das 8 horas. Também será realizado o Campeonato Metropolitano de Beach Soccer.

Domingo (4)

Para iniciar a programação do domingo (4), a Corrida e Caminhada do Procon ocorre a partir das 7h, na Orla de Camburi. Também será o segundo dia da Copa Vitória de Fut7 Feminino e do Campeonato Metropolitano de Beach Soccer, no Tancredão, a partir das 8 horas.

Também no domingo, dentro da programação, haverá a "Corrida 45 anos de São Pedro", com largada às 8 horas, na praça Dom João Batista.

Segunda (5)

Na segunda-feira (05), às 11h30, a Prefeitura de Vitória receberá a apresentação musical da Banda da Guarda Municipal. Às 16h, o Parque Moscoso será o palco para os artistas da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), com apresentações de duos e solos de dança, coral de adultos e crianças, orquestras e teatros musicais.

Terça (6)

Na terça-feira (06), a Prefeitura de Vitória inaugura a reforma do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, em São Cristóvão, com bolo e parabéns para a cidade.

Às 13h30, haverá atividade na Escola de Inovação, no Parque Moscoso.

Às 17 horas, o Arquivo Público Municipal vai abrir a exposição "Urbanismo de Vitória," no Museu Capixaba do Negro (Mucane), em homenagem aos 471 anos da Capital.

No dia 7 de setembro, pela manhã, será a inauguração da obra de reconstrução da Escadaria José Ambrósio Rocha, em Santa Clara, com a apresentação da Banda da Guarda Municipal.

A Escola da Ciência e Física, Centro de Ciência, Biologia e História, a Praça da Ciência e o Planetário de Vitória vão realizar atividades especiais para visitação do público. Cada local terá um horário específico.

O Tancredão vai sediar a Superliga de Beach Soccer, a partir das 8 horas.

Quarta (7)

No dia 7, a Praça do Papa receberá shows para celebrar o aniversário de Vitória, a partir das 17 horas:

  • 17h- Banda Big Beatles;
  • 19h- Forró Comichão;
  • 21h20-Transmissão do jogo do Flamengo em telão;
  • 23h30-Glauco e Banda.

Também começa o tradicional Festival da Mariscada, na Ilha das Caieiras. O evento será realizado até o dia 11, com direito a barracas com várias delícias da culinária e atrações musicais. 

Quinta (8), o Grande Dia!

O dia que a capital completa 471 anos, está repleto de programações.

A partir das 8 horas, haverá atividades especiais na Praça da Ciência e exposição de trabalhos da Educação Ambiental no Parque Moscoso, que também terá apresentação dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria de Assistência Social (Semas) e ações do Vitória com Você e Cidade do Consumidor, com oferta de serviços do Procon, Saúde, Sine e qualificação profissional.

Às 11 horas, no Parque Moscoso, tem apresentação da Banda da Guarda Municipal e da banda dos estudantes da Emef Alvimar Silva.

Às 8 horas, o Tancredão vai receber a Copinha Vitória e a Superliga de Beach Soccer. Também haverá atividades na Escola de Biologia e História e na Escola de Ciência-Física.

Na Praça do Papa, a comemoração do aniversário da cidade terá início às 17 horas. Haverá apresentação de coral e outras atrações, como show de Gabriel Guedes e banda, marcado para as 21 horas. 

A programação se estende por todo o mês de setembro, com direito a muitas outras atrações.

"Em 2021 tivemos uma comemoração ainda tímida, pois tínhamos acabado de sair de um momento crítico pelo qual a humanidade passou, agora temos um cenário completamente diferente, com ações culturais retomadas, atividades e serviços de todos os tipos nas mais diversas secretarias a todo vapor e estamos trabalhando dia e noite para fazer de setembro um mês de muita festa", anunciou o secretário municipal da Cultura em exercício, Luciano Gagno.


Voltar ao topo da página