Notícias

Suspeito de aplicar golpe da maquininha é detido pela Guarda Municipal de Vitória

Publicada em 08/11/2024, às 12h25

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Guarda de Vitória detém suspeito do golpe da maquininha

Um dos criminosos que se passava por motoboy para aplicar golpes da maquininha de cartão, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), manhã desta quinta-feira (7). De acordo com levantamentos da Gerência de Inteligência, o suspeito simulava entregas para conseguir dados e cartões bancários das vítimas. 

Um desses golpes ganhou notoriedade nesta semana. Um homem de 51 anos foi vítima, no dia do aniversário, no bairro Bento Ferreira. Ele perdeu mais de R$8 mil após uma falsa entrega de presente. 

"Pelo levantamento da Gerência de Inteligência da Guarda de Vitória, no mínimo duas pessoas aplicavam estavam aplicando esses golpes. Elas abordavam as vítimas alegando ter uma encomenda. Só que para receber, o alvo precisava pagar pelo serviço de entrega passando o cartão bancário na máquina e, dessa forma, tendo acesso a dados e contas das vítimas", explicou  o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni. 

Abordagens

O suspeito foi abordado após ser flagrado pelas câmeras de monitoramento. "A Inteligência havia levantado a identidade do suspeito e repassou para a Central de Monitoramento. Assim que foi visualizado que ele circulava em Vitória, a equipe do Grupo de Apoio Operacional foi orientada a realizar a abordagem", detalhou Boni. 

O indivíduo, de 25 anos, é do estado de São Paulo e  estava em uma motocicleta totalmente regular. Na mochila, os guardas encontraram quatro maquininhas de cartão e um celular. 

"Ele chegou a tentar fugir, mas o cerco já estava montado. Ele relatou que chegou ao estado na segunda-feira (4) junto com um comparsa e que teriam rodado terça e quarta, quando nossa equipe fez a primeira abordagem, mas apenas conseguimos apreender uma moto, um presente e uma maquininha. O presente era exatamente o que eles usavam como desculpa para o pagamento da entrega", detalhou o Inspetor Calegari, do Grupo de Apoio Operacional (Gaop). 

A outra ação que o inspetor se refere ocorreu na quarta-feira (6), quando os guardas apreenderam uma moto clonada (veículo com identificação adulterada, porém, com placas verdadeiras). O condutor conseguiu escapar, deixando para trás a moto, uma maquininha e uma caixa de perfumaria.

"O detido confirmou que quem escapou era o comparsa e alegou que ele teria voltado para São Paulo, estado de origem, após a nossa tentativa de prendê-lo", observou Calegari.

Denúncias

O material foi apreendido e levado junto com o suspeito para o Departamento de Investigações Criminais (Deic), autoridade competente para investigar o caso. 

O secretário de Segurança Urbana chama atenção para os registros dos golpes. "As pessoas que foram vítimas ou que escaparam desse tipo de crime devem registrar o Boletim de Ocorrência. É através dele que a Guarda de Vitória e demais forças de segurança trabalham para inibir e punir esse tipo de conduta criminosa", destacou Amarílio Boni. 

Confira algumas dicas para não cair nesse tipo de golpe:

  • Não permita fotos do cartão bancário;
  • Pagamento por aproximação reduz a possibilidade do golpista visualizar os dados do cartão;
  • Fique atento se a pessoa que está com a maquininha está olhando muito para o cartão ou buscando distrair você; 
  • Evite deixar o cartão com de terceiros;
  • Limite o valor diário de transferências junto ao banco.

Voltar ao topo da página