Notícias

Semana Santa: Auto da Paixão de Cristo será realizado em dois pontos da capital

Publicada em 26/03/2024, às 18h15 | Atualizada em 26/03/2024, às 18h19

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Auto da Paixão e Morte de Cristo
Auto da Paixão e Morte de Cristo no Parque Manolo Cabral. (ampliar)

Uma das maiores demonstrações artísticas de fé da semana santa, o Auto da Paixão de Cristo, promete encantar, emocionar e fazer o público refletir, na próxima sexta-feira (29). As encenações ocorrem em dois pontos da capital: no Romão, às 19h30, e no Parque Pianista Manolo Cabral, no bairro Barro Vermelho, às 19 horas.

As apresentações contam com apoio da Prefeitura de Vitória, por meio das Secretarias de Cultura (Semc) e de Governo (Segov).

Romão

Tradicional no calendário de eventos do bairro Romão, o Auto da Paixão de Cristo "O Rei dos Reis", é encenado desde 1991. A apresentação cênica conta com artistas e com grande participação dos moradores.

Em 2024 a realização é da Arte e Expressão e Ratimbum Produções de Artes e contará com um elenco de aproximadamente 150 pessoas entre atores, produtores, cenógrafos, cantores, músicos, técnicos e membros da comunidade.

O espetáculo, que tem duração média de 1h20, apresenta as passagens mais populares da vida de Cristo e está dividido entre a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. O texto tem como base os evangelhos e foi adaptado para uma linguagem que tem o objetivo de aproximar o espectador da história.

A encenação, de classificação indicativa livre, é gratuita e acontece na Rua Ormando Aguiar, 205, Romão, Vitória.

Ficha Técnica

A encenação contará com a participação da cantora lírica Elaine Rowena e a cantora Natalia de Jesus, e dos atores Beth Caser, George Henrique, Elenice Moreira, Sandra Chagas, Tina Moreira, Cleverson Guerrera, Nívea Bromate, Jose Celso Cavalieri, Davy Araújo, Marco Aurélio, Renato Espanhol, Renato Mello, Ary Ottis, Anna Mark, Sara Marques, Maria Marques, Sol Vicentini, Gabriel Chaves, Pastora Amélia Leopoldino, Taty Moraes, Gerdam e o Grupo Motumbaxé, Lídia Mara, Drieli Thomaz, Luiza Soares, Márcia Helena, Ruthileia Machado, Patrick Gabriel, Nilze Nascimento, Valter Barbosa, Everto de Souza e equipe.

A direção Geral é de George Henrique com produção de Elenice Moreira e Taty Moraes.

Além da PMV "O Rei dos Reis" recebe apoio da Associação Uma Floresta e do Movimento Comunitário do Bairro Romão.

Leonardo Silveira
Auto da Paixão e Morte de Cristo
Auto da Paixão e Morte de Cristo no Parque Manolo Cabral. (ampliar)

Parque Pianista Manolo Cabral

A encenação que recria os passos de Jesus por todo seu calvário até a ressurreição também será realizada no Parque Pianista Manolo Cabral, no bairro Barro Vermelho, sexta-feira (29), às 19 horas.

A apresentação contará na coreografia e na atuação com o ator Markos Conká, conhecido em séries e novelas da Rede Globo além dos atores Hudson Braga, Docca Loureiro, Carlos Rosado, Gerusa Conti, Cláudia Marriel e Karina Americano.

A entrada para o auto é franca e a classificação indicativa é livre.

Ficha técnica

Realizado no local há 17 anos, em 2024 o Auto da Paixão de Cristo no Parque Pianista Manolo Cabral conta com direção geral de Verônica Gomes, direção de cena de Marcelo Ferreira e figurino de Regina Schimitt. A voz de abertura é da atriz Suely Bispo e no canto, o Auto conta com a cantora lírica, Natércia Lopes.

O protagonista será interpretado pelo ator Roberto Ferrante que interpreta Jesus desde 2007.

Neste ano a encenação trabalhará o tema da Campanha da Fraternidade "Fraternidade e Amizade Social Vós sois todos irmãos e irmãs".

Ambas as apresentações, no Romão e no Parque Pianista Manolo Cabral contarão com requisitos fundamentais à acessibilidade como intérprete de Libra, rampas e banheiros adaptados.

Serviço
Autos da Paixão de Cristo
Quando: sexta-feira (29).
19h - Parque Municipal Pianista Manolo Cabral - acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou Ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no bairro Barro Vermelho.
19h30 - Rua Ormando Aguiar, 205, Romão, Vitória.
Classificação Indicativa Livre e Entrada Franca.

Voltar ao topo da página