Notícias

Secretaria de Saúde realiza censo para conhecer população de animais de Vitória

Publicada em 19/05/2014, às 10h00 | Atualizada em 26/05/2014, às 16h52

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Feira de Adoção de Cães e Gatos
Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) quer saber quantos animais domésticos vivem atualmente na capital

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) está realizando um censo animal para saber quantos gatos e cães vivem atualmente em domicílios da capital. O intuito é conhecer essa população a partir de dados mais concretos para que se possa realizar o planejamento das ações para controle de zoonoses, principalmente para a campanha de vacinação antirrábica, que acontecerá em setembro.

O censo já está sendo realizado pelos agentes de combate às endemias durante a visita domiciliar de controle da dengue. Por meio de um questionário simples aplicado ao morador, o agente levanta a existência de animais (cães e gatos) no imóvel e obtém informações sobre idade, sexo, estado vacinal contra a raiva e se o animal é castrado ou não.

"Estamos aproveitando a visita dos agentes que já estão em campo fazendo o controle e combate da dengue para realizar esse levantamento, sem maiores custos operacionais", explica a coordenadora técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, a bióloga Clara Scarpati Alvarenga.

Previsão

A previsão do Centro de Vigilância é de que todos os imóveis do município sejam visitados em três meses e a conclusão do censo animal aconteça em julho.

Atualmente, estima-se que o número de cães domiciliados em Vitória é de, aproximadamente, 26 mil. Esses dados se baseiam em análise de série histórica de campanhas de vacinação antirrábica. "O nosso objetivo é o conhecimento da população de cães e gatos a partir de dados mais fidedignos, ou seja, a partir do levantamento realizado casa a casa", esclarece a diretora do CVSA, Gabriela Gabriel.

Raiva

A raiva é uma das zoonoses mais estudadas e que serve de base para a estruturação das ações zoossanitárias. É a partir do controle dessa doença que são criadas ou implementadas ações de combate a todas as outras zoonoses.

Elizabeth Nader
Animais para adoção no Centro de Zoonoses
Objetivo do censo animal é traçar ações para o controle de zoonoses na capital

De acordo com a diretora do CVSA, Gabriela Gabriel, "para o sucesso das políticas de controle de zoonoses e controle da população animal, é importante ter a estimativa da população de animais, bem como saber sua distribuição nas diferentes regiões do município".

Agentes

A Prefeitura de Vitória realiza visita domiciliar em todos os imóveis do município, por meio dos agentes de combate às endemias, para vistoria dos imóveis à procura de criadouros de mosquitos.

Os agentes de controle da dengue são facilmente identificados, pois usam uniforme completo, identificação e bolsa de campo. O agendamento da visita pode ser feito no CVSA, antigo Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do Fala Vitória 156.

Matéria relacionada

Cães adultos podem ser adotados no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental


Voltar ao topo da página