Notícias
Saúde: Vitória promove ações educativas pelo Dia Mundial Sem Tabaco
Publicada em 27/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 27/05/2025, às 17h02
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) está realizando diversas ações para alertar a população sobre os perigos do cigarro à saúde. O tema principal das ações em 2025 é "Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos".
A programação preparada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) prevê uma série de atividades, como rodas de conversa sobre os malefícios dos cigarros tradicionais e eletrônicos nas próprias Unidades, em escolas municipais, com usuários do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), nos diversos grupos terapêuticos das Unidades como grupos de mulheres, de pessoas idosas, de saúde mental, além de abordagens aos pacientes que aguardam consultas e exames nas salas e espaços de espera das UBS.
Em alusão à data, a Gerência de Atenção à Saúde de Vitória promove, em parceria com a Escola Técnica do SUS em Vitória (Etsus), nesta quarta-feira (28), o Espaço de Trocas de Experiências no Cuidado à Pessoa Tabagista. O objetivo é promover entre os profissionais de saúde a troca de experiências exitosas no tratamento para deixar o tabaco, na prevenção da iniciação do tabagismo, no diagnóstico precoce e tratamento de doenças relacionadas ao consumo de tabaco, fortalecendo assim este cuidado no SUS.
"As informações e o cuidado que a equipe de saúde local leva à comunidade que utiliza nossas unidades de saúde é o que realmente faz a diferença e promove melhoria na condição de saúde individual e coletiva. Por isso, nos importamos que cada pessoa em Vitória saiba que a indústria de cigarros mascara sabores ruins e desconfortos dos cigarros para continuar lucrando, mesmo às custas do adoecimento de pessoas e famílias", afirma a referência técnica no Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Vitória, Ludmila Rabelo.
Tratamento para deixar o cigarro
Em Vitória, quem deseja parar de fumar pode buscar ajuda em sua unidade de saúde local, onde terá acesso ao Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT). Esse serviço segue o modelo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e combina aconselhamento estruturado com apoio medicamentoso (quando indicado nos critérios), para ajudar a superar o vício.
Antes do início de cada GATT é feita uma consulta individual para avaliar o grau dependência ao cigarro, sua motivação para parar e se há indicação de apoio medicamentoso, além de verificar a presença de outras condições de saúde. Com base nessa avaliação, é traçado um plano de tratamento personalizado para ajudar o indivíduo a parar de fumar e evitar recaídas.
Proteção contra a fumaça
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa evitável de morte global. Está ligado a mais de 50 doenças e é responsável por uma parcela significativa de óbitos por câncer, doenças cardíacas, respiratórias e acidentes vasculares cerebrais. Quem não fuma, mas inala a fumaça de cigarros no ambiente, também adoece e morre. O tabagismo passivo é responsável por 1,2 milhão de mortes por ano no mundo.
"A Lei Federal Antifumo (Lei n° 9.292/2006) protege a saúde das pessoas que não fumam, proibindo o uso de qualquer cigarro, convencional ou eletrônico, em recintos coletivos públicos e privados, sejam eles totalmente ou parcialmente fechados, permanentes ou provisórios. Por isso, em Vitória, estamos ampliando os Ambientes Livres de Fumo, de acordo com as leis federais e municipais vigentes", explica Ludmila.