Notícias
Saúde da mulher: PMV lança edital para ampliar oferta de procedimentos em mastologia e ginecologia
Publicada em 08/01/2025, às 19h45
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O programa Cuidar Mulher, iniciativa que marca um avanço significativo para a saúde das mulheres da capital, recebeu, nesta quarta-feira (8), mais um importante investimento da Prefeitura de Vitória. Por meio da Secretaria de Saúde (Semus), foi lançado o edital para oferta de procedimentos em mastologia e ginecologia. O investimento estimado é de R$ 297.998,56.
Realizada na sala de reuniões da PMV, a solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, da vice-prefeita Cris Samorini, da secretária de Saúde, Magda Lamborghini, dos vereadores Aylton Dadalto e Baiano do Salão, do ex-vereador, Chico Hosken, lideranças comunitárias, representantes do Conselho de Saúde e demais autoridades.
Pazolini destacou que a oferta representa o compromisso e esperança com a vida.
"Nós temos mais de 1.700 mulheres na fila da mastologia e 1.400 mulheres estão na fila de espera para ginecologia. O nosso objetivo aqui é exatamente acabar com essa angústia, acabar com essa espera e resolver o problema de uma vez. Nós nos preparamos para isso porque nós temos sensibilidade, capacidade de ouvir, de dialogar com as instituições e dialogar com a população para buscar soluções próprias que resolvam o problema. Então é com muita alegria que nós estamos lançando esses dois editais, tanto de mastologia quanto de ginecologia, para reforçar e ampliar o atendimento à saúde da mulher e para mostrar que nós temos sensibilidade e compromisso com a vida de todas as capixabas", afirmou.
"O cuidado com a mulher é algo que já inicia na gestão com um diferencial. Vitória está fazendo o exercício de levar de forma mais competente para todos os outros municípios e até como referência nacional, política pública, de realização verdadeiramente. Já iniciamos o ano com uma oferta que dá uma tranquilidade para muitas mulheres e com uma ação que consta no nosso Plano de Governo", frisou a vice-prefeita, Cris Samorini.
A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, destacou a ampliação da oferta de consultas e exames nos últimos quatro anos e anunciou que nos próximos quatro anos vai dobrar a oferta: "nos últimos quatro anos nós ofertamos mais de 1,5 milhão de consultas e exames especializados e zeramos filas de espera. Para os próximos quatro anos, vamos dobrar a oferta, passando para 3 milhões. O nosso foco é cuidar das pessoas", falou.
Cuidar da Mulher
O programa Cuidar Mulher tem como objetivo fortalecer a política de saúde da mulher, abrangendo desde ações de prevenção até o encaminhamento para tratamento, especialmente no enfrentamento dos cânceres de mama e do colo do útero. Esses são dois dos tipos de câncer mais preocupantes entre as mulheres.
"Essa ampliação da oferta é um marco, considerando que, atualmente, serviços como consultas em mastologia, biópsias de mama e cirurgias de alta frequência são ofertados apenas pela rede estadual. O nosso principal objetivo é ampliar o acesso a serviços de saúde preventivos, fortalecer a rede de atendimento especializado, reduzir a mortalidade por doenças femininas e garantir celeridade no atendimento e diagnóstico", completou Magda.
O Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a principal causa de morte por câncer em Vitória. E o Câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais frequente entre as mulheres e também a quarta causa de morte mais comum.
"O diagnóstico precoce dessas doenças é essencial para aumentar as chances de sucesso no tratamento e reduzir a mortalidade deste público. Com essa oferta o município busca reduzir filas de espera, otimizar o diagnóstico precoce, ampliar o acesso aos serviços especializados e garantir agilidade e atendimento integral às mulheres da capital", destacou Samara Freitas, referência técnica em Saúde da Mulher.
Por meio do novo edital, serão ofertadas 4.019 procedimentos, sendo 2.000 consultas, exames e biópsias em mastologia (sendo ofertadas de forma inédita no município), e 2.019 exames e cirurgias de média complexidade em ginecologia, incluindo colposcopias e cirurgias de alta frequência (CAF) para o tratamento de lesões precursoras do câncer. Entre as ações previstas pelo programa, uma das principais é a oferta inédita de biópsias mamárias.
"É com muita alegria que iniciamos o mandato com mais uma política pública de qualidade que vai mudar a vida de muitas mulheres", falou o vereador Aylton Dadalto.
"Essa é uma área sensível que a gestão tem investido bastante. Fico muito feliz e honrado em participar dessa gestão pois sabemos que os investimentos beneficiam as áreas mais carentes", disse o vereador Baiano do Salão.
O ex-vereador Chico Rosken, relatou que vivenciou o câncer de mama, em casa. "Com esse trabalho muitas mulheres não vão chegar onde a minha esposa chegou. Devido ao longo tempo de espera ela teve que retirar a mama. É um trabalho importantíssimo!", contou.
O programa Cuidar Mulher reforça o compromisso da Prefeitura de Vitória em ofertar uma assistência humanizada e eficiente, promovendo saúde, prevenindo doenças e, acima de tudo, salvando vidas.