Notícias

Romu capacita agentes da Guarda de Cariacica

Publicada em 27/09/2021, às 18h42

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Acácio Rodrigues


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação PMV
Treinamento ROMU
GCMV realiza capacitação com a Guarda de Cariacica com aulas teóricas e práticas.
Divulgação PMV
Treinamento ROMU
GCMV realiza capacitação com a Guarda de Cariacica com aulas teóricas e práticas.

Pioneirismo, autonomia e eficiência são algumas das características da nova Guarda Civil Municipal de Vitória. Com equipamentos de primeira linha para armamento, comunicação e logística operacional, os mais de 450 agentes de Proteção Comunitária, de Trânsito e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), agora, já têm independência para capacitar novos profissionais.

É o caso da primeira turma da Guarda de Cariacica, que iniciou o curso de formação na última semana de junho, com aulas teóricas e práticas ofertadas pela Guarda de Vitória. Agora, já na fase final, os futuros profissionais de segurança estão aprendendo técnicas com a Romu.

"Houve redução no número de veículos furtados ou roubados em quase 12%, um reflexo também visto na recuperação pela Guarda Municipal dos veículos subtraídos, que aumentou mais de 60% aqui em Vitória. Passamos a atuar em bairros como Andorinhas, Itararé e Nova Palestina, regiões que antes a Guarda não fazia ações. Renovamos a instituição", afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, Icaro Ruginski.

As aulas da turma de Cariacica aconteceram no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Itacibá, e a etapa final agora acontece na base da Romu, na avenida Fernando Ferrari, em Goiabeiras.

"A formação dos futuros agentes da segurança pública faz parte da integração que buscamos com outros municípios da Grande Vitória. Precisamos cuidar da vida das pessoas, e com todo investimento e capacitação que tivemos nesses quase nove meses de gestão, conseguimos trazer bons resultados para nossa capital. Em breve, esses agentes que hoje estão capacitando os novos guardas municipais de Cariacica, estarão em atividade junto à Polícia Federal e outras instituições, resultado dessa nova Guarda de Vitória, motivada e pronta para atuar", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

Nesta segunda-feira (27), as aulas foram de técnicas de abordagem. Os futuros agentes já aprenderam técnicas de algemação, abordagem veicular, entre outras atividades.

Romu

A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) foi criada e se formou no dia 22 de julho. É um grupo tático operacional com objetivo de dar apoio às equipes de prevenção, devidamente treinado e equipado, atuando no controle de distúrbios, na retomada de pontos críticos, em locais onde há maior incidência de crimes violentos e no combate à criminalidade.

A equipe fica instalada na base de Goiabeiras No local, monta as estratégias para o patrulhamento, divisão de guarnições e avaliações do que tem sido feito na semana.

Com a criação da Romu, a GCMV passou a ter autonomia para dar cursos práticos aos agentes de Vitória e de outros municípios, como está acontecendo neste semestre com a primeira turma de Cariacica.

Os agentes da Romu já realizaram diversas prisões, cumprimentos de mandado, e ações integradas com o grupamento de Trânsito e as polícias Civil e Militar.

A partir de dezembro, o grupamento vai participar, junto aos agentes de Proteção Comunitária, de uma Força-Tarefa da Polícia Federal. Essa é uma participação pioneira entre as guardas municipais brasileiras, tendo Vitória como estreante para combater o crime organizado, fruto do investimento e da capacitação dada pela atual gestão.

Investimento

A gestão, assim que assumiu no dia 1º de janeiro, se comprometeu a equipar a Guarda e, assim, motivar novamente os profissionais que cuidam da segurança urbana em Vitória. Sob o comando do secretário Ícaro Ruginski, a GCMV agora realiza entrada e saída das guarnições no Centro Operacional, localizado em Jucutuquara, onde todas as equipes dos grupamentos de Trânsito e Proteção Comunitária se concentram antes de prosseguir às suas regiões, onde também contam com bases de apoio.

Logo no começo do ano, os agentes de Proteção Comunitária receberam pistolas TH.40 e carabinas calibre 12 - e instrumentos não letais (espargidores de pimenta).

Para os agentes de Trânsito, foram adquiridos etilômetros. A logística das equipes de rua foi reajustada com a definição dos pontos base e ações prioritárias elencadas de acordo com as demandas.

Seis carros para atividades administrativas da Guarda foram adquiridos. Dois cães da raça pastor-belga-malinois, que também vão participar das ações da Romu, foram adquiridos por doação da Polícia Militar do Rio de Janeiro e estão em fase de treinamento para faro de entorpecentes em operações.

A Semsu também entregou, na última quarta-feira (22), 210 novos radiocomunicadores. Além dos aparelhos, foram disponibilizados 15 tablets e 10 unidades de bodycam. Uma viatura blindada para a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a terceira do grupamento, também foi entregue e já está disponível para o trabalho operacional - as três viaturas da Romu foram doações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os novos radiocomunicadores são modelos híbridos, ou seja, possui um smartphone integrado (permitindo inclusive ligação por videochamada entre equipamentos) que permitirá ter a instalação de todos os aplicativos utilizados pela GCMV, dispensando a contratação de smartphones e linha telefônica a parte.

A tecnologia aliada aos agentes também está nas diversas câmeras instaladas pela cidade, com diferentes funções. Hoje, são 86 câmeras no cerco eletrônico, 120 câmeras no estacionamento rotativo e 106 câmeras de videomonitoramento, que giram em 360º.

Guarda Online

Os agentes já estão utilizando a plataforma Guarda Online, sistema de gestão de toda a Guarda que permite atendimentos de ocorrências, ordens de serviço, controle de guarnições, dentre outras funcionalidades: Controle estatístico de atendimentos realizados de forma automática e em tempo real; Localização das guarnições em tempo real; Despacho de ocorrências pode ser encaminhado para a mais próxima, reduzindo o tempo de resposta e custos com combustível e outros insumos; Controle de entrada e saída automático; Fornecimento de informações para planejamento de ações com inteligência.

Capacitação

A Gerência de Formação e Atenção Psicossocial da Guarda já realizou cursos de identificação veicular, qualificação ao uso de etilômetro, estágio de qualificação profissional, avaliação psicológica para mais de 200 agentes, atualização de Trânsito, formação da Guarda de Cariacica, além do Curso Tático Municipal, que formou a primeira turma da Romu.

Divulgação PMV
Treinamento ROMU
GCMV realiza capacitação com a Guarda de Cariacica com aulas teóricas e práticas.
Divulgação PMV
Treinamento ROMU
GCMV realiza capacitação com a Guarda de Cariacica com aulas teóricas e práticas.

Voltar ao topo da página