Notícias

Quase 3 mil pessoas são abordadas na 1ª ação da Semana Nacional de Trânsito

Publicada em 18/09/2014, às 16h13 | Atualizada em 18/09/2014, às 16h47

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Campanha educativa na semana nacional do trânsito
Equipe de Educação para o Trânsito abordou pedestres na avenida Américo Buaiz na abertura da Semana Nacional de Trânsito
Elizabeth Nader
Campanha educativa na semana nacional do trânsito
Motoristas receberam panfletos e foram alertados sobre a importância de respeitar as leis de trânsito

A Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz o tema "Cidade para as pessoas: proteção e prioridade para o pedestre", teve início nesta quinta-feira (18). A ação é uma forma de chamar atenção para a segurança de quem é mais vulnerável nas vias: o pedestre.

Como parte das atividades, que vão até o dia 25, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) enviou a equipe da Educação para o Trânsito para a avenida Américo Buaiz, em frente à Assembleia Legislativa, para alertar pedestres e motoristas sobre a necessidade de zelar pela segurança dos pedestres no trânsito.

Entre as quase 3 mil pessoas abordadas na ação, estava Larissa Lacerda, moradora de Jardim da Penha. Ela afirmou que se sente muito segura no trânsito, pois sempre obedece as regras. "Eu só atravesso na faixa depois de ver que o motorista parou para eu atravessar. Dessa forma, não tem perigo nenhum trafegar pelas vias da cidade".

O senhor Álvaro José dos Santos, também morador de Jardim da Penha, ressaltou que o respeito mútuo deve prevalecer no dia a dia. "Como motorista ou como pedestre, eu procuro respeitar as leis de trânsito, por exemplo, não parando o carro sobre a faixa de pedestre nem atravessando a rua fora dela", declara.

Nesta segunda (22), servidores e cidadãos estão sendo convidados a participar da campanha "Dia Sem Carro", cuja proposta é estimular os motoristas a deixar o carro em casa e incentivar o uso de meios como a bicicleta e transporte público.

Abordagens

A gerente de atividades permanentes da Educação para o Trânsito da Setran, Márcia Formariz, ressalta que eventos assim são uma oportunidade de destacar o trabalho da equipe. "Abordar as pessoas, falar da importância da faixa e de se evitar o uso de celular nas ruas é nossa rotina. Mas em campanhas assim, conseguimos chamar a atenção de mais pessoas", afirma.

Para o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, José Eduardo Oliveira, a abordagem educativa é uma forma de conscientizar ainda mais a sociedade. "A segurança das pessoas no trânsito, principalmente do pedestre, precisa ser nossa maior preocupação. E só vamos ter um trânsito seguro quando todos tiverem consciência das suas responsabilidades, tanto os motoristas quanto os pedestres", afirma.

Compartilhamento

O prefeito em exercício, o vereador Davi Esmael, destacou a importância do compartilhamento das vias entre carros, motos, bicicletas e pedestres. "A rua é um espaço público, é um direito de todos. E é nosso papel, enquanto poder público, refletir sobre quais ações podem garantir esse direito a todos e de forma segura, principalmente ao pedestre, como a Semana Nacional de Trânsito está nos lembrando este ano", declara.

A equipe estará nesta sexta (19) em frente ao Banestes da Reta da Penha, a partir das 15 horas, além de participar das Ruas de Lazer, neste domingo (21), e de realizar atividades lúdicas com crianças em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Matéria relacionada

Semana do Trânsito: agentes da Guarda ensinam crianças com lego e teatro

Elizabeth Nader
Campanha educativa na semana nacional do trânsito
Motociclistas também foram abordados pela equipe de Educação para o Trânsito da Setran
Elizabeth Nader
Campanha educativa na semana nacional do trânsito
Prefeito em exercício, Davi Esmael, e secretário José Eduardo participaram da ação de abordagem

Voltar ao topo da página