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Protagonismo estudantil: estudantes de Vitória elegem representantes de turma

Publicada em 03/03/2023, às 11h15 | Atualizada em 08/03/2023, às 15h53

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


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Emef TI Jose Lemos Miranda
Emef TI Jose Lemos Miranda (ampliar)

Com o início do ano letivo 2023, as 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória iniciam o processo de eleição de líderes de turma, que se constitui em uma etapa significativa do protagonismo estudantil e promove experiências de incentivo à fala e escuta, além de trabalhar com os estudantes a importância uma atuação ativa no cotidiano escolar, incentivando as turmas a participar de espaços de diálogo e decisão.

Na Emef em Tempo Integral (Emef TI) José Lemos Miranda, que fica no bairro Comdusa, o processo ocorreu de modo articulado e efetivo, sendo potencializado pelo uso dos tablets. Visando a dar mais dinamismo ao processo, a equipe escolar propôs aos 200 estudantes das turmas do 1º ao 5º ano que utilizassem os dispositivos para simular urnas eletrônicas, por meio de um aplicativo, com o objetivo de se aproximar do processo eleitoral desenvolvido atualmente no Brasil.

A diretora da unidade de ensino, Carla Ogioni, ressaltou que o líder é a referência da turma, e que se espera do estudante eleito atitudes de uma liderança colaborativa, participando das tomadas de decisão no cotidiano escolar com a intenção de crescimento, ajuda e em prol do bem de todos. Além disso, ela explicou a importância do tablet no desenvolvimento do processo neste ano.

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Emef Professor Vercenilio da Silva Pascoal
Emef Professor Vercenilio da Silva Pascoal (ampliar)

"O tablet é para nós uma ferramenta muito útil no processo de aprendizagem. Trazer para os nossos estudantes, que ainda não são eleitores legais, a possibilidade de uma urna que exige os mesmos cuidados e critérios de uma eleição real nos deixa satisfeitos com a alegria nos olhos deles. O processo de escolha do líder, com transparência e bem democrático, aumenta a relação de respeito e confiança entre os estudantes de cada turma, o que reflete diretamente na correção de atos indisciplinares", explicou a diretora.

 Com direito a uma cabine de votação e apresentações com exposição de ideias dos candidatos, a dinâmica foi muito bem recebida pelas turmas. Os estudantes participaram ativamente do processo em um bonito movimento de protagonismo estudantil, enriquecendo momentos de diálogos e participação colaborativa na gestão escolar. 

"Eu gostei muito de votar. Esse dia foi muito legal e importante. Espero muito que a minha candidata ganhe, ela é muito inteligente. O tablet tornou tudo mais fácil e prazeroso", contou a estudante Jasmine da Silva Ramalho, do 5º ano.

Reflexões e debate de ideias

Na Emef Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'arc, cerca de 300 estudantes das turmas do 1º ao 9º ano foram envolvidos no processo de eleição dos líderes de turma. Para começar, em sala de aula as turmas participaram de um debate a partir da pesquisa dos termos "representante" e "líder", para refletir, em grupo, sobre suas diversas atribuições e competências. 

Além disso, durante a semana os professores Iranilso Araújo e Yuri Azevedo, de Língua Portuguesa e Ciências, do 6º ao 9º ano, respectivamente, produziram materiais informativos sobre a importância da representação estudantil na escola e visitaram a sala de cada turma para estimular a participação dos estudantes na eleição, explicando a função dos futuros representantes de turma.

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Emef Alvimar Silva
Emef Alvimar Silva (ampliar)

No dia da eleição, antes da votação, os candidatos de cada turma tiveram espaço para justificar sua candidatura e apresentar propostas, sempre com auxílio dos professores. Após esse momento, realizou-se a votação aberta, em que cada estudante votou em um candidato. Na apuração de resultados, foram eleitos dois representantes em cada turma: um titular, com maior número de votos, e um suplente, com o segundo maior número de votos. Caso houvesse empate, um segundo turno seria realizado.

A professora Gabriela Augusto Araújo explicou que propor aos estudantes a eleição de um representante de turma teve um significado singular para a equipe pedagógica. Enquanto discutia-se em grupo sobre as características de um bom representante, os estudantes formaram ideias e concepções sobre a importância da função que o líder ocuparia, de como todo o bem-estar da turma estava interligado ao bom desempenho desta liderança. Além disso, ele avaliou que o processo foi bem-sucedido e proveitoso para todos os pares. 

"Conseguimos promover junto às crianças uma consciência do que se tratava esse processo de votação e escolha do seu representante. Percebemos quais características seriam benéficas ao coletivo, o que trouxe em si uma aprendizagem da importância da democracia e suas representações. É importante ressaltar que o protagonismo estudantil fomenta o uso de metodologias ativas nas práticas pedagógicas e abre espaço para a contribuição dos estudantes na melhoria do dia a dia na sala de aula", disse o professor. 

O estudante Davi Jesus Silva, representante eleito do 8º ano do turno vespertino, considerou que o processo foi bem desenvolvido e importante para todos entenderem a importância da participação ativa nas decisões do cotidiano escolar.

"Foi bem explicado, todo mundo conseguiu compreender e realmente foi bom. A gente viu, escutou e pensou sobre. Foi algo livre, todo mundo teve o seu direito. Acredito que liderar é ser uma pessoa madura, é ter menos vergonha e expor sua opinião, usar sua liberdade de expressão para ajudar outras pessoas", disse o estudante.

Lideranças juvenis

Na Emef Alvimar Silva, no bairro Santo Antônio, o processo de eleição de líderes de turma foi desenvolvido a partir do tema "Lideranças juvenis e democracia: protagonismo em ação". Primeiramente, cada turma discutiu em sala de aula sobre a importância da liderança entre os jovens, uma vez que o líder de uma turma é o primeiro a praticar a escuta ativa, junto aos seus, e são os primeiros porta-vozes do seu grupo, como explicou a diretora da unidade ensino, Flavia Souza.

"Depois de toda discussão proposta pela equipe pedagógica, seguida da organização de como devia ser a dinâmica do trabalho, montamos os locais de votação para as eleições. Nesse sentido, utilizamos uma metodologia ativa, pois foram os próprios estudantes  que movimentaram todo o processo. Além disso, o protagonismo pôde ser visto no interesse e no vigor desses juvenis sedentos não só de participação, mas também de responsabilidade sobre a ação", ressaltou a gestora. 

Protagonismo estudantil 

A gerente de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Jacqueline Bressan, ressaltou que fomentar o protagonismo estudantil nas unidades de ensino de Vitória promove ações em que é privilegiado o exercício de experiências de incentivo à fala e escuta, que reverberam na participação dos estudantes como atores sociais que exercem atuação ativa com sua própria forma de se manifestar nos espaços de diálogo e decisão.

"A eleição de representantes de turma é organizada pela equipe pedagógica das unidades de ensino e acontece em todas as turmas das Emef, considerando todos os sujeitos do processo educativo: crianças, adolescentes, jovens e adultos. A escolha anual dos representantes de turma se configura como ação de participação, atuação, informação, responsabilidade, criatividade e respeito à opinião do outro", disse.


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