Notícias
Programa Escolaí abre atividades em 2025 com foco nos sonhos e talentos dos estudantes
Publicada em 25/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 25/04/2025, às 12h34
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Maya Dorietto
Despertar sonhos, fortalecer talentos e apoiar o projeto de vida dos estudantes são os principais objetivos do Programa Escolaí, que teve a abertura para o ano de 2025 realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Itararé, na última quarta-feira (23). A iniciativa, realizada pela Fundação Otacílio Coser em parceria com a secretaria de Educação de Vitória, convida estudantes a participarem de uma gincana interescolar que estimula o protagonismo, a criatividade e o trabalho em equipe.
Durante os encontros iniciais, as escolas conhecem as etapas do programa, que vai até dezembro, e são apresentados os Guardiões da Juventude: estudantes e educadores que irão liderar as ações. Ao longo do ano, as turmas vão cumprir missões culturais e refletir sobre temas importantes para sua realidade e futuro. No fim do projeto, as escolas com melhor desempenho são premiadas.
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, destacou a importância e o impacto do Programa Escolaí nas escolas públicas. "Quando cheguei à gestão, encontrei um projeto já em andamento e percebi o quanto ele é valioso. O Escolaí fala de território, protagonismo, pertencimento e, principalmente, de sonhos. Vindo da escola, vejo o quanto essa iniciativa é potente, pois muitas vezes a rotina escolar sufoca os sonhos. E o programa chega como um sopro de esperança, reacendendo essas fagulhas e alimentando o que há de mais importante: os sonhos dos nossos estudantes. É uma parceria que dá certo e transforma realidades, especialmente nos territórios mais vulneráveis", afirmou.
"Cerca de 85% dos estudantes do país estão nas escolas públicas, que são espaços fundamentais para despertar os sonhos e o potencial das próximas gerações. Queremos apoiar escolas e professores nesse desafio, apostando em reforçar nos jovens habilidades e competências importantes para que possam concluir o ensino médio e ter mais oportunidades de emprego formal", explica Cassiane Lanzoni, gerente de Programas na Fundação Otacílio Coser.
Neste ano, nove escolas municipais de Vitória participam do Escolaí: Lenir Borlot, Marieta Escobar, Neusa Nunes Gonçalves, Adão Benezath, Tancredo de Almeida Neves, Padre Anchieta, Moacyr Avidos, Vercenílio da Silva Pascoal e a Escola Experimental de Vitória (Ufes). "As escolas públicas são espaços incríveis para despertar o potencial dos jovens. Nosso objetivo é apoiá-las para que cada estudante acredite em si e tenha mais oportunidades no futuro", afirma Cassiane Lanzoni, gerente de Programas da Fundação Otacílio Coser.
Para a diretora da EMEF Marieta Escobar, Ineida Santos, o programa Escolaí é muito importante para os estudantes, pois possibilita a interação entre toda a comunidade escolar: alunos, profissionais e famílias.
"Estamos na nossa terceira participação no programa. No primeiro ano, ficamos em terceiro lugar, e no ano passado alcançamos o primeiro lugar. A cada edição, o engajamento dos alunos cresce ainda mais. Este ano, tivemos até disputa entre os alunos para participar. O Escolaí estimula a comunicação, a pesquisa e o desenvolvimento de novos conhecimentos. Mesmo com a escola passando por obras no ano passado, realizamos o lançamento do nosso segundo livro e abordamos temas como saúde mental com toda a comunidade. Foi uma experiência contagiante, que envolveu todos e mostrou a força do projeto dentro da escola", destacou.