Notícias
Oitenta e cinco ambulantes fazem curso de preparo e manipulação de alimentos
Publicada em 19/12/2013, às 17h28
Por Danielly Campos, com edição de Deyvison Longui

Para melhorar a qualidade dos serviços prestados nas praias de Vitória, 85 ambulantes receberam uma palestra para realização do preparo correto dos alimentos e armazenamento dos produtos na tarde desta quinta-feira (19), no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá. A palestra foi ministrada pela engenheira de alimentos da Vigilância Sanitária, Renata Santos Brega.
Ela explicou as formas mais comuns de contaminação de alimentos, além de dar dicas específicas para o preparo correto dos alimentos tradicionalmente vendidos pelos ambulantes, como milho, água de coco e cachorro quente.
“É importante usar alimentos frescos, olhar o prazo de validade dos produtos, verificar no ato da compra se os alimentos estão armazenados no espaço de venda de acordo com as instruções da embalagem. No caso de carnes, é importante ver se possui selo de inspeção”, advertiu.
Além de dicas sobre o preparo, Renata também orientou sobre a vestimenta. “O jaleco limpo é para ser colocado na hora de iniciar o trabalho no ponto de venda. Os cabelos devem estar presos com touca no preparo e na hora de servir. O ideal é que o ambulante lave sempre as mãos, mas pela característica do trabalho, isso pode ser difícil. Por isso, é necessário ter álcool em gel 70%”, explicou.
Os ambulantes que desejam trabalhar nas praias neste verão obrigatoriamente tiveram que participar da qualificação para melhorar o atendimento aos moradores e aos turistas nas praias, de acordo com o subsecretário de Controles Urbanos, Dino Gomes.