Notícias
Núcleo de Contação de Histórias do Circuito Cultural faz apresentação no sábado
Publicada em 17/12/2020, às 17h05
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi

Após um semestre de experimentos, a turma adulta do Núcleo de Contação de Histórias do Circuito Cultural de Vitória faz sua primeira apresentação neste sábado (19), a partir das 17 horas, por meio do YouTube. A apresentação irá trazer contos brasileiros, chineses, portugueses e africanos. A live ocorre no canal "Dalisa Conta, Encantadora de Histórias".
Clique aqui para acessar o canal
A apresentação é um dos resultados das atividades promovidas nas aulas, que estão ocorrendo em formato EaD (on-line). A mediação da live fica por conta da instrutora Dalisa Campos Miranda. O Circuito Cultural é um projeto gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Aprendizado
Um dos alunos que vão se apresentar será Advanir Rosa da Silva. Ele conta que aprendeu diversas técnicas na oficina, como o uso dos sentidos humanos na contação, a interagir com a audiência e um grande repertório de histórias.
"Discutimos sobre como colocamos o nosso olhar, fala e corpo à disposição da contação de histórias, levando a audiência à imaginação. Uma grande descoberta pessoal foi o estímulo da fala e do trabalho com figurinos. Aprendemos um mundo de histórias e iremos fechar com a apresentação em live", contou Advanir.
Turma adulta
Dalisa explica que a ideia de montar uma turma de adultos na oficina de Contação de Histórias veio a partir da demanda de diversas pessoas que, por conta dos afazeres do dia a dia, precisam de horários mais flexíveis.
A instrutora, então, escolheu o Facebook, onde criou um grupo em que compartilhava o conteúdo das aulas. Cada aluno acessava o conteúdo no momento em que a rotina permitia. Participaram da oficina professores da rede municipal de ensino, escritores, artistas, dentre outros.
"O formato on-line deu um acesso às pessoas que gostariam de fazer e que, por conta das questões da vida adulta, não tinham oportunidade. Com as videoaulas, montamos os conteúdos, eles assistiam e, com os encontros à noite, realizamos os debates sobre o que assistiam no vídeo, além das trocas de ideias, informações e experiências para contar as histórias", explica a instrutora.
"A leitura, a imaginação, o conto... O Núcleo de Contação de Histórias do Circuito Cultural vem como uma das vertentes das políticas públicas municipais para mostrar sua potencialidade em formar cidadãos protagonistas de suas próprias descobertas. É a arte pela vida", afirmou Lena Cogo, coordenadora do Circuito Cultural.