Notícias
Maio Amarelo: quase 5 mil pessoas são abordadas e orientadas sobre cuidados no trânsito em Vitória
Publicada em 27/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 27/05/2025, às 13h58
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) de Vitória tem realizado uma série de ações educativas em pontos estratégicos da cidade como parte da campanha Maio Amarelo, dedicada à conscientização sobre segurança no trânsito. O tema este ano da campanha é "Desacelere, seu bem maior é a vida".
Na primeira semana da campanha, técnicos da Setran abordaram aproximadamente 5 mil pessoas, com o objetivo de promover práticas seguras no trânsito e reduzir acidentes com uma série de atividades em pontos diversos.
Ao todo, 4.472 pessoas já foram orientadas sobre segurança viária, com distribuição de materiais informativos impressos. As ações ocorrem em diversos bairros da capital, incluindo Enseada do Sua, Goiabeiras, Itararé, Bonfim, Bairro República, Ilha do Príncipe, Maruipe, Praia do Sua, Reta da Penha, Santa Helena, Mirante Italiano, Centro, Ilha das Caieiras, Praia do Canto e Bento Ferreira.
Somente no último domingo (25), foram realizadas 700 abordagens na Praça do Papa, durante a Corrida do Sindicato dos Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito do Espírito Santo (Sigmates).
Prudência
O secretário de Transportes, Alex Mariano, reforçou que a conscientização e a adesão às campanhas são fundamentais para a redução de acidentes e fatalidades no trânsito, muitas delas evitáveis com prudência e inteligência.
O gestor destacou que, para contribuir com a campanha, é possível adotar práticas seguras no trânsito, como respeitar as leis de trânsito, usar cinto de segurança e capacete, evitar distrações ao volante e manter uma distância segura dos outros veículos.
"É ainda possível participar de eventos e campanhas de conscientização e divulgar informações sobre segurança no trânsito entre familiares e amigos propagando conhecimento", frisou Alex Mariano.
A gerente de Educação para o Trânsito, Teresa Maria da Silva, destacou que a receptividade do público ao Maio Amarelo é positiva, com a população demonstrando interesse em participar das ações e contribuir para a segurança no trânsito, algo de interesse de toda a coletividade.
Durante a ação, a Setran desenvolveu diversas ações. Entre elas, a divulgação de panfletos com informações importantes, palestras em locais públicos, campanhas de conscientização em escolas e eventos com oferta de serviços e ações de sensibilização do público.
A campanha Maio Amarelo nas escolas tem como objetivo conscientizar alunos, professores e toda a comunidade escolar sobre a importância da segurança no trânsito, promovendo a educação para um trânsito mais humano, sustentável, seguro e responsável. As ações seguirão até o final do mês na Praça de Gioabeiras, no Horto Mercado e em Jardim Camburi, entre outros lugares que serão visitados.