Notícias

Formação no Parque da Fonte Grande fortalece práticas de educação ambiental

Publicada em 27/05/2025, às 13h30

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Formação no Parque da Fonte Grande fortalece práticas de educação ambiental
Profissionais de educação participam de formação no Parque da Fonte Grande. (ampliar)
Foto Divulgação
Formação no Parque da Fonte Grande fortalece práticas de educação ambiental
Profissionais de educação participam de formação no Parque da Fonte Grande. (ampliar)

Na última sexta-feira (23), as equipes pedagógicas do Centro Municipal de Educação Infantil Tempo Integral (Cmei TI) Luiz Carlos Grecco, localizado no bairro Ilha de Santa Maria, e do Cmei Maria Nazareth Menegueli, do bairro Santa Martha, participaram de uma formação no Parque da Fonte Grande, em Vitória. A atividade faz parte do projeto institucional "Ilha dos Sonhos e o Meio Ambiente", desenvolvido em 2025 pelo Cmei TI Luiz Carlos Grecco, com foco na sustentabilidade, na preservação ambiental e no cuidado com os animais.

O objetivo da formação é ampliar o olhar dos profissionais sobre as questões ambientais contemporâneas, promovendo não só o desenvolvimento das crianças, mas também o aprimoramento das práticas pedagógicas da equipe. A iniciativa contempla tanto encontros formativos no Cmei, quanto visitas pedagógicas a espaços que são referência em conservação ambiental.

Durante a visita ao Parque da Fonte Grande, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, de forma prática, ações de preservação, reflorestamento e restauração ecossistêmica. O passeio ao mirante foi um dos momentos mais marcantes da formação, permitindo aos educadores contemplar uma vista panorâmica da cidade e refletir sobre a integração entre o meio urbano e a natureza.

Para a professora do Grupo 5 do Cmei TI Luiz Carlos Grecco, Maria Luzia Rodrigues, a experiência foi transformadora. "Me senti encantada em revisitar o Parque da Fonte Grande. Minha surpresa foi grande com a bela paisagem que encontrei lá do alto. A tranquilidade da Mata Atlântica nos proporcionou um dia extremamente agradável. O local trouxe paz interior tão intensa que, por alguns instantes, pensei que nem estava na capital. Essa visita fortaleceu ainda mais a proposta voltada à transversalidade da educação ambiental, ampliando as oportunidades de aprendizagem por meio do contato direto com a natureza", disse.

O professor dinamizador de Arte, Juliano Nogueira Zamprogno, destacou o potencial pedagógico do espaço. "A atividade teve como principal objetivo explorar as potencialidades pedagógicas do parque, especialmente no que se refere à educação ambiental voltada para crianças da Educação Infantil. O ponto alto do passeio foi a visita ao mirante, que oferece uma vista imponente da cidade. Essa vivência proporcionou reflexões sobre como o contato direto com a natureza pode ampliar o repertório das crianças e fortalecer o vínculo com o meio ambiente desde cedo", contou.

A assistente de educação infantil, Cleidiane Andréa Rafael Silva, participou pela primeira vez de uma atividade no parque e se mostrou encantada. "Foi uma experiência muito prazerosa. Nunca tinha visitado o parque. Proporcionar vivências educativas no ambiente da floresta e aprender sobre a Mata Atlântica me encantou bastante. Tive muito aprendizado e novos conhecimentos", afirmou. 

Para Judimara Araújo, também assistente de educação infantil, a experiência aliou aprendizado e bem-estar. "Gostei muito do dia. A visão foi diferente, a caminhada nas trilhas foi boa para relaxar e sair do cotidiano. Essa formação é bem pensada. A equipe que nos recebeu foi nota 10, nos mostrando que instrução e lazer podem caminhar juntas. Só tenho a agradecer. Palavra mágica: gratidão", disse.

A professora de Educação Especial, Joana Darc, também compartilhou sua vivência no Parque da Fonte Grande. "Logo ao chegar, fui envolvida pela tranquilidade da floresta e cada passo dado ao ar livre foi uma oportunidade única de aprendizado vivencial. Esse passeio foi mais do que uma atividade ao ar livre; foi um momento de descoberta, reflexão e valorização do mundo natural. Voltei para casa encantada, com mais respeito e carinho pela natureza, e com vontade de fazer a minha parte para protegê-la, além de influenciar minhas crianças a terem mais respeito por ela", completou.

A formação no Parque da Fonte Grande faz parte de uma série de ações planejadas pelo Cmei Luiz Carlos Grecco ao longo de 2025. Além desta, estão previstas visitas ao Instituto Terra, em Aimorés (MG), no dia 14 de junho, e ao Bioparque, em Domingos Martins, no dia 18 de outubro. As atividades contam com o apoio de importantes parceiros, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a empresa Vale, o Instituto Terra e a Central de Serviços da Prefeitura de Vitória.


Voltar ao topo da página