Notícias

Estudantes de Joana D'Arc se preparam para Jogos Estudantis

Publicada em 16/09/2022, às 12h10

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Emef Professor Vercenilio da Silva Pascoal
Foto Divulgação
Emef Professor Vercenilio da Silva Pascoal

Os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'Arc, foram até o ginásio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para vivenciar a prática do handebol em uma quadra com as dimensões oficiais.

As turmas participaram de um pequeno torneio entre elas, sendo a última etapa do conteúdo que vinha sendo trabalhado nas aulas de Educação Física, em que aprenderam sobre o histórico do handebol, seus fundamentos básicos e, claro, a prática esportiva.

Além disso, a iniciativa também possibilitou aos estudantes que estão inscritos nos Jogos Municipais Escolares de Vitória (Jemvi), cuja abertura será no próximo dia 19, e que participam do Projeto de Treinamento Esportivo (PTE) desenvolvido na unidade de ensino, mostrarem o que vêm aprendendo.

Os estudantes aprovaram a ideia e falaram sobre a atividade. "Jogar aqui na Ufes foi uma experiência muito legal. Já nos ajudou a ver o tamanho real da quadra que vamos jogar no Jemvi que começa semana que vem", disse Nicoly Coelho, do 9° ano.

"Foi muito bom vir jogar aqui. O espaço é enorme e conseguimos mostrar o que aprendemos na Educação Física com o handebol, além de jogarmos futsal também", contou Caio Martins, do 7° ano.

Preparação

A atividade também teve por objetivo proporcionar a vivência das modalidades esportivas em uma quadra com medidas oficiais, como explica a professora Fernanda Santos.

"A quadra de nossa escola atende nossas demandas de aula, contudo não possui as dimensões oficiais. Os estudantes aprendem a jogar em um espaço reduzido e quando vão participar de competições oficiais sentem muito essa diferença, por isso a ideia de trazê-los à Ufes", explicou.

Projeto de vida

"Esta foi também uma oportunidade para que nossos estudantes conhecessem um espaço no sentido de pensar possibilidades futuras em relação à escolha profissional, principalmente porque ao visitar a Ufes  conheceram os prédios em que funcionam vários cursos de Graduação e Pós-graduação, permitindo que pensem em seu Projeto de Vida", disse a diretora da unidade de ensino, Maria Luiza Marques.

Foto Divulgação
Emef Professor Vercenilio da Silva Pascoal
Foto Divulgação
Emef Professor Vercenilio da Silva Pascoal

Voltar ao topo da página