Notícias

Estudantes da rede municipal de Vitória são premiados em Olimpíada de Matemática

Publicada em 13/12/2024, às 17h00 | Atualizada em 13/12/2024, às 17h01

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


José Carlos Schaeffer
Alunos da rede municipal são premiados em Olimpíada de Matemática
Premiação da Olimpíada Cactus de Matemática, no auditório da PMV. (ampliar)

É ouro, prata e bronze! 118 alunos da rede municipal de ensino de Vitória foram premiados na Olimpíada Cactus de Matemática. A entrega das medalhas ocorreu na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da Prefeitura de Vitória.

A Olimpíada Cactus de Matemática é um evento realizado exclusivamente com as cidades parceiras da Associação Cactus, onde oferecem, por meio de uma competição a nível municipal, a oportunidade para que os estudantes demonstrem suas habilidades matemáticas, mas também promove o senso de protagonismo estudantil.

A competição foi dividida em três níveis: Nível A, para alunos do 4º e 5º anos; Nível 1, para alunos do 6º e 7º anos e para EJA segundo segmento; e Nível 2, para alunos do 8º e 9º anos. Participaram da disputa 8.984 estudantes de 35 escolas da rede municipal de ensino. Dessas, 23 unidades de ensino tiveram alunos medalhistas, totalizando 118 medalhas para nosso município, sendo 53 menções honrosas, 30 bronzes, 21 pratas e 14 ouros.

A secretária Municipal de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, esteve presente e acompanhou a premiação dos alunos. Ela destacou o trabalho realizado por todos os profissionais da rede de ensino e o protagonismos dos alunos para além da sala de aula. 

"Quando chegamos aqui, o nosso compromisso era reduzir a desigualdade territorial. E, ao olhar para este auditório hoje, com estudantes de todos os territórios, vejo que isso mostra que o trabalho está sendo bem executado. E é exatamente nisso que acreditamos: em uma rede de excelência. Uma rede onde os estudantes não têm a sorte de ter um bom professor, mas sim, o direito de tê-lo em todas as escolas", disse. 

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, Rubia Xibili, não conseguiu segurar a emoção ao falar do trabalho realizado na unidade e, principalmente, do desempenho dos alunos. "Eu estou emocionada. Nunca vi a educação de Vitória tão presente como nos tempos atuais. Hoje, eu tenho 11 medalhistas. Ano que vem eu terei 100. É isso que a gente faz nas nossas escolas. Gostaria de agradecer aos alunos, aos familiares e todos que estão aqui. Olhem nos olhos dessas crianças e vejam o quanto isso é importante para eles", contou emocionada. 

José Carlos Schaeffer
Alunos da rede municipal são premiados em Olimpíada de Matemática
Premiação da Olimpíada Cactus de Matemática, no auditório da PMV. (ampliar)

A Cactus é uma organização sem fins lucrativos que busca, através da educação, transformar a vida de alunos de escolas da rede pública de ensino à medida que melhora os índices de desempenho dos municípios em que atua. O trabalho é feito em conjunto com as secretarias de educação dos municípios com o objetivo de preparar os estudantes para as principais competições estudantis regionais e nacionais. Buscam despertar, entre os jovens, o senso de protagonismo, para que, desta forma, mais oportunidades cheguem até eles. 

Em 2023 estiveram presentes em 63 municípios, 11 estados e em 483 escolas, onde tivemos mais de 34 mil estudantes participando das competições olímpicas. A parceria com o município de Vitória veio por meio do Edital no 001/2024, incorporando, assim, a Maratona Cactus, a Olimpíada Cactus e o Plano de Formação Continuada de Professores, de forma gratuita.

"Que esse seja só o início, a primeira de muitas medalhas dos estudantes que estão aqui. A gente espera que quem pegou o bronze, ano que vem pegue o ouro, que incentive o colega. E que isso seja uma grande rede de apoio com todos em prol de uma educação de qualidade. A gente trabalha e espera que essa parceria aumente ainda mais", destacou a consultora pedagógica da Associação Cactus, Fabiana Lima.

Em 2023 estiveram presentes em 63 municípios, 11 estados e em 483 escolas, onde mais de 34 mil estudantes participaram das competições olímpicas. A parceria com o município de Vitória veio por meio do Edital no 001/2024, incorporando, assim, a Maratona Cactus, a Olimpíada Cactus e o Plano de Formação Continuada de Professores, de forma gratuita.


Voltar ao topo da página