Notícias
Estudantes da EJA participam de curso que visa à inserção no mercado de trabalho
Publicada em 21/06/2023, às 18h15
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Oficinas, troca de experiências e muito aprendizado e preparação para o mercado de trabalho. Um projeto realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme), através da Coordenação de Jovens e Adultos (Ceja) com o Programa de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Proex) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), promoveu um minicurso para a turma de jovens e adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, que fica em Itararé.
Os 25 estudantes da modalidade participaram da solenidade de encerramento do minicurso "Oficinas de Orientação para o Mundo do Trabalho", nesta terça-feira (21), após participarem de cinco encontros presenciais em oficinas que abordaram temas como elaboração de currículo, estratégias para processos seletivos, dinâmicas e entrevistas, a fim de preparar a turma para o mundo do trabalho. As oficinas foram conduzidas pelo Departamento do curso de Administração da Ufes, sob a Coordenação da professora doutora Júlia Béllia Margoto.
Os ensinamentos durante as oficinas foram de grande valia para os estudantes, que relataram estar mais confiantes para procurar vagas de emprego no mercado. Por meio do diálogo e troca de experiências, além das informações técnicas adquiridas, a turma acredita que terá melhor desempenho em entrevistas e processos seletivos. Além disso, os estudantes vão receber certificado pela conclusão do minicurso.
"Eu aprendi muito durante o minicurso. Fomos atualizados sobre como fazer um bom currículo, elencando experiências e habilidades de acordo com a vaga que vamos concorrer. É sempre bom se atualizar, aprendemos muita coisa importante, como se comportar, saber o que falar. Gostei bastante", relatou a estudante Simone Barbosa da Silva, 40 anos.
"Tivemos ensinamentos muito interessantes, desde informações técnicas até quais as melhores formas de se comportar. Então foi muito positivo porque aprendemos bastante e agora podemos usar isso para melhor desenvolvimento no mercado de trabalho", pontuou a estudante Livianne Augusta do Nascimento, 39 anos.
À frente da coordenação da Ceja, Viviani Cosme ressalta que ações articuladas com a EJA na rede municipal de ensino desempenham papel fundamental na educação de jovens, adultos e idosos que desejam concluir seus estudos. Segundo Vivani, parcerias deste tipo vêm corroborar para o fortalecimento de ações que efetivamente podem impactar significativamente a qualidade de vida dos estudantes.
"Acreditando que a produção de conhecimentos da ordem dos direitos e aspectos do mundo do trabalho são extremamente necessários, uma vez que tal compreensão, seja das leis que regem a sociedade, do seu próprio lugar de direito, ou do modo como as questões trabalhistas se apresentam, são essenciais para a formação cidadã de cada estudante, podemos favorecer sua entrada e/ou reinserção ao mundo do trabalho", disse.