Notícias

Estudantes aprendem sobre programação e modelagem 3D na Escola de Inovação

Publicada em 12/05/2023, às 16h30 | Atualizada em 12/05/2023, às 16h30

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Estudantes aprendem sobre programação e modelagem 3D na Escola de Inovação
Aula de programação e modelagem 3D na Escola de Inovação. (ampliar)

Vivenciar na prática a cultura maker e compreender os avanços tecnológicos, estimulando a curiosidade e o interesse pela ciência, na Escola de Inovação, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória. Essa foi a proposta de uma visita pedagógica das turmas do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana Darc.

A visita ao local foi muito aguardada pelas turmas, que puderam vivenciar as oficinas de Modelagem 3D e Scratch, conhecendo conceitos básicos de algoritmo e linguagem de programação, além de desenvolver habilidades de pensamento computacional, criatividade e resolução de problemas.

"A saída para a escola da inovação foi uma experiência completamente diferente do que nós estamos acostumados a ver. Foi muito interessante que usamos a matemática para fazer um jogo e também criar um prato em programação 3D, isso despertou muito a nossa curiosidade e fez com que saíssemos da nossa zona de conforto. Foi um grande prazer ter aprendido coisas tão legais com pessoas incríveis, e espero voltarmos para termos mais oportunidades como esta", destacou a estudante Júlia Oliveira, do 8º ano.

Foto Divulgação
Estudantes aprendem sobre programação e modelagem 3D na Escola de Inovação
Aula de programação e modelagem 3D na Escola de Inovação. (ampliar)

"Foi muito legal a nossa experiência na Escola de Inovação, em que tivemos a oportunidade de aprender novas situações como a modelagem 3D e a programação scratch, que sozinhos não aprenderíamos tão facilmente. Porém, vivenciamos a experiência de como fazer e foi incrível", pontuou o estudante Davi Severino Gomes, do 9º ano.

Aprendizado na prática

A saída pedagógica também serviu para complementar conteúdos que vinham sendo abordados em sala de aula na disciplina de Geografia, conforme explica a professora Marcia Andréa, que acompanhou as turmas.

"A Escola da Inovação proporcionou aproximar mais os estudantes da realidade tratada na sala de aulas em Geofrafia. O mundo virtual e digital encanta e aguçou os sentidos geográficos e matemáticos dos educandos. Em sala, vinhamos trabalhando sobre os avanços tecnológicos da era da globalização", explicou a professora.


Voltar ao topo da página