Notícias

Estudantes aprendem a reaproveitar garrafas plásticas em oficina de pufe

Publicada em 26/09/2023, às 15h50

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Estudantes aprendem reaproveitar garrafas plásticas em oficina de pufe
Oficina de pufe com garrafas pet reaproveitadas. (ampliar)

O reaproveitamento de garrafas PET será o tema de oficina que estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa de Abreu Júdice de Mattos vão participar junto a seus familiares nesta quarta-feira (27), a partir das 8h30, na própria unidade escolar, que fica no bairro Bela Vista. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

A iniciativa, ainda, faz parte do cronograma do processo educativo planejado junto às escolas do município, a partir do projeto "Vitória Cidade Limpa", que é desenvolvido com o intuito de promover sensibilização acerca do consumo consciente, a destinação correta de resíduos, coleta seletiva, entre outros.

estudantes de 1º ao 5º ano vão participar da oficina. Eles foram estimulados pela escola e suas famílias a separarem as garrafas PET para o reaproveitamento visando a confecção de pufes (banqueta, baixa e larga, quase sempre estofada).

"Com esta atividade, estamos promovendo a sensibilização dos estudantes e familiares em relação ao aproveitamento e destinação correta dos resíduos secos, mostrando aos estudantes que este tipo de material tem valor, pode ser reaproveitado e ainda pode ter vida útil por muito mais tempo", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Ações

O projeto foi planejado e está sendo desenvolvido desde o início do ano passado junto com a professora da escola, Sandra Freitas, a pedagoga Isabel Cristina Madeira de Araújo e a equipe do Centro de Educação Ambiental Mata Paludosa, com a mediação da educadora ambiental Osnéia Aparecida Péccoli da Silva.

Além da oficina de pufe já foram desenvolvidas diversas atividades como palestras educativas, visita na associação de catadores Ascamares, jogo do tempo de decomposição de resíduos, entre outras atividades. O projeto possibilitou um grande avanço na sensibilização e mudança de hábitos de todos na escola.

Todas as atividades e mudanças visíveis são fruto de uma parceria muito proveitosa entre o Centro de Educação Ambiental Mata Paludosa, por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) e a Emef Heloisa de Abreu Judice de Mattos.

O principal objetivo do projeto é promover atividades teóricas e práticas em conjunto, para proporcionar conhecimento sobre a importância de preservar o meio ambiente, além da importância de compreender que atitudes e mudanças de hábitos cotidianas são fundamentais para um futuro saudável para a natureza.


Voltar ao topo da página