Notícias
Estagiários de parques, unidades ambientais e Centros de Ciências passam por formação
Publicada em 05/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 05/05/2025, às 12h43
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Aproximadamente 20 estagiários de curso superior, que atuam em parques urbanos, unidades de conservação e Centros de Ciências e Educação de Vitória participam de formação, a partir desta segunda-feira (5). A Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Escola de Ciência, Biologia e História (ECBH), da Secretaria Municipal de Educação (Seme), é quem promove o curso.
Contando com cinco encontros, sob o tema "Circuito Formativo Espaços Educadores de Vitória: Temas socioambientais em pauta", a proposta formativa, que faz parte do projeto FormAÇÃO, traz como objetivos qualificar os estagiários que auxiliam os quadros técnicos da Gerência de Educação Ambiental (GEA) e dos Centros de Ciências e Educação, possibilitando conhecimentos teóricos e metodológicos acerca dos diversos contextos socioambientais de Vitória.
Dentro desse contexto, a proposta é discutir os temas socioambientais e sua conexão com os ecossistemas do município de Vitória, tendo como horizonte os princípios, conceitos e concepções da Educação Ambiental em consonância com as Diretrizes Curriculares relacionadas aos temas.
Outro objetivo é promover experiências que contribuam para a produção de novos sentidos às práticas de monitoria nos Centros de Ciências de Vitória, unidades de conservação e parques urbanos, por meio do contato com ecossistemas e espaços educadores da cidade, vivenciados durante os encontros.
O encontro introdutório ocorrerá na Escola da Ciência, Biologia e História (ECBH), localizada no bairro Mário Cypreste, e trará como tema de aprendizagens a "ECBH como espaço educador potência para Educação Ambiental no contexto sócio-histórico-ambiental de Vitória", onde os participantes, de forma dialógica e interativa, percorrerão todos os ambientes educativos presentes naquele espaço sob monitoria das equipes técnicas da ECBH/Semee da Gerência de Educação Ambiental/Semmam.
Após esse encontro, os demais ocorrerão nos seguintes espaços educadores:
→ Dia 02/06 - ECO CEA - Centro e Educação Ambiental - Horto, Parque Horto, no bairro Maruípe = Temas de aprendizagens: Ecotécnicas e Educação Ambiental;
→ Dia 23/06 - CEA Mata Paludosa, REVIS da Mata Paludosa, no bairro Jardim Camburi = Temas de aprendizagens: Mata Paludosa e o Circuito Sensorial Ambiental;
→ Dia 30/06 - CEA Mulembá, Parque Vale do Mulembá, no bairro Joana D'Arc = Mata Atlântica e sua conexão com a cultura das paneleiras de Vitória;
→ Dia 07/07 - CEA Fonte Grande, Parque da Fonte Grande = Temas de aprendizagens: Mata Atlântica - Floresta que ensina a partir do coração de Vitória.
As 25 horas de formação visam proporcionar aprendizagens significativas, perpassando pela Educação Ambiental, na perspectiva de que esses estagiários se tornem profissionais multiplicadores de práticas educativas que promovam sociedades sustentáveis onde quer que atuem, já que lidam cotidianamente com estudantes de todas as redes de ensino, bem como comunidades e grupos organizados.
Por meio do portal Interagevix, é possível acessar o projeto "FormAÇÃO", que também pode ser acionado por diversos grupos sociais, comunidades, escolas, etc., como forma de potencializar boas práticas de educação ambiental nos bairros de Vitória.