Notícias
Eletivas: estudantes do tempo integral brilham com protagonismo e criatividade
Publicada em 08/12/2023, às 19h15 | Atualizada em 08/12/2023, às 19h18
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Protagonismo, autonomia e trabalho em equipe são algumas habilidades aprimoradas pelos estudantes que frequentam as Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI), por meio das disciplinas eletivas. São disciplinas escolhidas por eles mesmos, no início de cada semestre, na "Feira das Eletivas". Sendo assim, no final do semestre, eles compartilham com a comunidade escolar, o resultado concreto de seu aprendizado nesta trajetória.
Na tarde desta sexta-feira (08), foi realizado o evento de culminância das eletivas da Emef TI Eunice Pereira Silveira, localizada no bairro Tabuazeiro. As famílias dos estudantes já conhecem bem a dinâmica, e mais uma vez compareceram em grande número, para prestigiar o esforço e dedicação dos alunos. Assim, o evento foi aberto com apresentações musicais, culturais e artísticas, com direito à um show a parte da Banda Marcial da unidade de ensino.
Para o segundo semestre, pensando em proporcionar uma integração ainda mais efetiva entre famílias, estudantes e professores, a equipe propôs que a realização do evento fosse no pátio da escola. Assim, os estudantes se organizaram em estandes, para que os visitantes e também seus colegas de turma pudessem circular pelo local e conhecer a apresentação de cada uma das eletivas.
"As eletivas são disciplinas da parte diversificada do currículo do tempo integral. São importantíssimas pois aprofundam conhecimentos, desenvolvem protagonismo, autonomia, criatividade, de forma atrativa e lúdica, sendo mais atraente para os alunos, uma vez que eles têm a liberdade de escolher o que fazer dentro de suas preferências", frisou a pedagoga e diretora em exercício, Inês Aparecida.
Quem falou com muito orgulho e satisfação sobre a dinâmica das disciplinas eletivas foi o estudante Kauan, do 6º ano, que participou da eletiva "Brincar e Aprender", sob orientação da professora Josiane. "Eu acho muito legal poder escolher uma disciplina de acordo com o que cada um de nós gostamos, pois todos tem suas preferências e diferentes aptidões. Sabemos que é uma coisa exclusiva das escolas em tempo integral, e por isso valorizamos muito essa oportunidade", contou.
Richard e Isabela, pais do Bernardo e do Lorenzo, participam sempre com muito engajamento das culminâncias das eletivas, e fazem questão de passar em todos os estantes. "É incrível toda essa dinâmica das eletivas, vemos que eles se desenvolvem com mais autonomia, e aprimoram a criatividade de uma forma efetiva", disse Richard. "Os eventos de culminância das eletivas são sempre muito especiais e fazemos questão de acompanhar", disse Isabela.
Dessa forma, mais uma vez os estudantes da Emef TIEunice Pereira Silveira deram um show de protagonismo na apresentação das eletivas, que abordaram diversas áreas, como: Histórias Infantis; Álbum de palavras em inglês; Experimentos e Experiências; Karaokê, quem canta seus males espanta; Luz, câmera e ação; IFES, aí vou eu; Soletrando nas áreas do conhecimento, dentre outras.
Emef TI Anacleta Schneider Lucas
Na quinta-feira (07), também foi dia de apresentação das eletivas na Emef TI Anacleta Schneider Lucas, localizada no bairro Fonte Grande. O estudante Davi Oliveira Gomes, do 6° ano, falou com muito carinho da eletiva que participou, que resultou na pintura de um espaço que será utilizado pelas crianças das séries iniciais.
"Foi legal porque são coisas que a gente nem imagina que poderia aprender na escola. Ficamos meses trabalhando neste espaço e fico muito orgulho ao ver que conseguimos desenvolver um trabalho legal e que ainda vai deixar as crianças felizes", contou o estudante.
A diretora da Emef TI, Maria da Penha Azevedo, falou sobre a importância das eletivas no currículo do tempo integral. "As eletivas nada mais são do que oficinas pedagógicas com o objetivo de fixar conteúdos básicos de forma lúdica, e de uma forma mais atrativa, pois eles têm autonomia para escolher na feira das eletivas. Ver o próprio aluno explicando, entendendo e compartilhando o que aprendeu, é gratificante, este é o ápice do nosso trabalho", disse.
O estudante Enzo Gabriel Oliveira da Silva, do 4° ano, também falou com muita satisfação da eletiva Pequenos Cientistas, da qual participou neste semestre. "Foi muito legal estudar sobre os elementos. Gostei muito de aprender sobre o ar, como por exemplo, que ele também pesa.
A professora Karolyni Coelho Araújo de Pádua, responsável pela orientação da eletiva, também explicou um pouco sobre o que foi trabalhado na eletiva. "Nós trabalhamos com os quatro elementos, partindo desde pesquisas e compreensão de contexto histórico, até as experiências práticas, e também visitas pedagógicas. Trabalhamos com muita ludicidade, mas sempre envolvendo o aprendizado interdisciplinar de conteúdos que são fundamentais para o currículo dos estudantes", compartilhou.
Emef TI Moacyr Avidos
O protagonismo estudantil e a desenvoltura para compartilhar o aprendizado que é fruto de seis meses de muita dedicação, também foram colocados em prática na culminância das eletivas da Emef TI Moacyr Avidos, que fica na Ilha do Príncipe. Os estudantes brilharam ao demonstrar protagonismo e criatividade no desenvolvimento das atividades.
Ana Luiza Lustosa Guedes, do 7° ano, falou sobre a experiência que viveu na eletiva que escolheu, que trabalhou com os alunos sobre o mundo da arte da pintura. "Esse trabalho é muito importante para nós, porque a gente pode lembrar dos dias em que fizemos as pinturas muito boas, esses dias foram muito legais. Aprendemos sobre as cores, sobre o mundo de negócios. Eu desenhei um grupo de K-Pop, que é muito famoso lá na Coreia do Sul e que eu gosto".
"As eletivas permitem que nós professores, trabalhemos o conteúdo de uma forma mais concreta. A proposta aqui nessa eletiva foi fazer uma conexão da arte, do desenho, com a matemática. Assim, de uma forma lúdica e mais atraente, eles aprenderam sobre simetria, por exemplo", explicou o professor de Matemática João Carlos Chaves Gama Junior.
Outro exemplo de um aprendizado efetivo por meio das disciplinas eletivas foi compartilhado pelo estudante Cauã de Almeida Ferreira, 5° ano, que conta ter aprendido muita coisa ao participar de uma eletiva que trabalhou diversos conteúdos por meio de diversos tipos de jogos.
"Quando a gente chegou nessa eletiva, a gente não conhecia praticamente nenhum jogo. Aí a gente foi estudando em casa sobre esses jogos, aprendendo o que é e discutíamos juntos na sala. Foi muito legal, foi uma experiência nova com jogos que não conhecíamos, bem bacana. Eu conheci o Mehran e eu não sabia jogar dama, por exemplo", compartilhou com entusiasmo o estudante.
Para a diretora da Emef TI, Teresa Lenir Andrade, as eletivas são uma parte muito imporrante do programa de tempo integral, e destacou ainda a presença das famílias. "O grande ponto positivo das eletiva é a apropriação de conhecimentos, que acontece de uma forma efetiva. Eles adquirem conhecimentos, se divertindo, fazendo o que gostam. Esse evento de culminância é importante pois representa uma maneira de que as famílias possam conhecer de perto o trabalho pedagógico, saber de fato o que os filhos estão aprendendo, e a presença deles também faz os alunos se sentirem ainda mais valorizados e confiantes", expressou a gestora.
Culminância das eletivas
A próxima unidade de ensino da rede a realizar o evento de culminância das eletivas é a Emef TI Paulo Reglus Neves Freire, que fica em Inhanguetá. A culminância será realizada em dois dias: na próxima terça-feira (12), das 13h30 às 15h30 as famílias poderão prestigiar a exposição de trabalhos dos estudantes e, na quarta-feira (13), a partir das 17h30, haverá uma noite de autógrafos dos livros produzidos na eletiva "Autores Brilhantes".