Notícias

Educação promove formação para novos membros do Conselho de Alimentação Escolar

Publicada em 14/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 14/05/2025, às 17h45

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Formação para novos membros do Conselho de Alimentação Escolar
Formação para novos membros do Conselho de Alimentação Escolar. (ampliar)

No último mês de abril, foram eleitos e empossados os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Vitória, para o quadriênio 2025-2029. Com uma renovação de 70% dos conselheiros, os membros reconduzidos planejaram a 1ª Formação para Conselheiros do CAE, uma ação prevista no Plano de Ação elaborado em 2024 para fortalecer a atuação do colegiado neste novo ciclo.

A formação, dividida em três encontros, tem como objetivo capacitar os conselheiros sobre suas atribuições legais e o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O primeiro encontro foi realizado no dia 9 de maio, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a equipe de nutricionistas da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane). 

A conselheira do CAE, Karla Azevedo, destacou a importância da formação dada aos novos membros. "Com a renovação de 70% dos conselheiros do CAE para a gestão 2025-2029, é fundamental o conhecimento de todos os aspectos práticos, protocolos e legislações necessários para a continuidade do trabalho fundamentado que o CAE realiza. A fiscalização e assessoramento aos agentes do PNAE, realizados pelos conselheiros, requer o processo de formação continuada", afirmou.

Na ocasião, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre o histórico e funcionamento do PNAE, desde a aquisição dos gêneros alimentícios até a oferta da alimentação nas unidades escolares. Também foram abordados temas como a elaboração dos cardápios, o atendimento a estudantes com restrições alimentares, o controle de estoques e as responsabilidades das escolas e empresas terceirizadas envolvidas no processo.

Os próximos encontros estão agendados para os dias 15 e 21 de maio, e tratarão de temas fundamentais para a atuação do conselho: "Legislação, Regimento e outros aspectos legais que regem o CAE" e "Protocolo de visitas de fiscalização e procedimentos de denúncia utilizados pelos conselheiros do CAE". A iniciativa reforça o compromisso do município com a oferta de uma alimentação escolar saudável, segura e fiscalizada com responsabilidade.

A nutricionista da CANE, Carina Pena, participou da formação e falou da experiência. "A formação para os novos conselheiros da alimentação escolar foi uma experiência muito significativa. Falar sobre a aplicabilidade do PNAE nas unidades de ensino municipais de Vitória reforça a importância do nosso trabalho técnico e do papel do controle social na garantia do direito à alimentação adequada. Foi um momento de troca, escuta e fortalecimento coletivo em prol da qualidade da alimentação oferecida aos nossos estudantes", destacou.


Voltar ao topo da página