Notícias

Dia Mundial da Criança: alunos tomam posse e inauguram pátio de escola

Publicada em 20/11/2017, às 15h10 | Atualizada em 20/11/2017, às 15h16

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


Diego Alves
Prefeito por um dia
Davi José Calazans e Lara Rodrigues Felix tomaram posse para cumprirem o papel de "prefeitos por um dia" no Dia Mundial da Criança
Diego Alves
Prefeito por um dia
Prefeito Luciano Rezende recebeu os alunos na sala anexa ao gabinete e disse que essa iniciativa vem reforçar o modelo de gestão implantado em Vitória

O Dia Mundial da Criança, uma ação em parceria com o Unicef, começou logo cedo, nesta segunda-feira (20), com os alunos Davi José Calazans, de 15 anos, e Lara Rodrigues Felix, 13, tomando posse por um dia no gabinete do prefeito Luciano Rezende. Além deles, outros 26 adolescentes foram selecionados para ser "secretários mirins" em várias pastas da Prefeitura.

Davi Calazans está no 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, no bairro Resistência. Já Lara é aluna do 7º ano da Emef Eunice Pereira, em Jucutuquara.

Em seu discurso de posse, Lara salientou a importância da mulher na sociedade, que, segundo ela, mudou bastante, mas ainda é muito machista. "Quando eu escrevi o que faria se fosse prefeita de Vitória, coloquei que melhoraria a saúde e a educação da cidade. Ambas ainda têm que melhorar um pouquinho. Não é o caso da minha escola (Eunice Pereira), mas precisamos de mais escolas em tempo integral na cidade", disse Lara.

Já Davi ressaltou o crescimento maior dos alunos das escolas em tempo integral em relação aos estudantes das escolas de tempo normal. "Na escola de tempo integral, os alunos têm mais oportunidade de exercitar em determinada matéria que tenha mais dificuldade. É uma proposta muito valiosa", disse Davi.

Gestão compartilhada

O prefeito Luciano Rezende disse que essa iniciativa vem reforçar o modelo de gestão implantado em Vitória, desde janeiro de 2013, quando ele assumiu a Prefeitura.

"Isso só vem reforçar aquilo que a gente prega na gestão compartilhada de Vitória, que é o modelo que nós criamos aqui para cuidar da cidade: 'Somos todos prefeitos'. Quando todo mundo cuida, quem mora, quem visita, quem trabalha na cidade, é mais fácil cuidar”, disse Luciano.

Diego Alves
Prefeito por um dia
Estudantes Davi e Lara cumpriram a agenda do gabinete durante o dia
Diego Alves
Entrega do Pátio da Emef Ronaldo Soares
Alunos participaram da entrega do pátio da Emef Ronaldo Soares, em Resistência

Entrega de pátio de escola

Após tomarem posse, os estudantes seguiram para uma agenda com o prefeito no bairro Resistência, onde inauguraram o pátio da Emef Ronaldo Soares.

Nesse evento, estiveram presentes a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, com os alunos Mirela Beatriz de Jesus Nunes, 11 anos, e Jeison Orlando do Santos Cabral, 11 anos, que estão sendo "secretários mirins" de Educação, além do secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, com os estudantes Marcelino Lucas Nascimento Coura, de 15 anos, e Samira da Silva Barcelos, 12.

O novo pátio da Emef Ronaldo Soares era muito esperado por alunos e pela comunidade do bairro Resistência. O prédio em que funciona a escola um espaço adaptado e não contava com área para atividades fora de sala de aula.

Com a construção do pátio, os estudantes ganham uma área para atividades físicas e passam a contar também com mais segurança nos horários de entrada e saída da escola.

O novo espaço, que vai se chamar "Thereza Cristina Reis Epichin", em homenagem a uma professora que atuou na rede municipal, possui 107,10 metros quadrados.

Estiveram também presentes na entrega a coordenadora do escritório do Unicef para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, Luciana Phebo, a diretora da EMEF Ronaldo Soares, Vilma Sacht, lideranças comunitárias e vereadores, além de familiares da professora homenageada e outros membros da comunidade local.

Consciência negra

Alunos do 1º ano da unidade realizaram uma leitura coletiva de um texto que remete ao Dia da Consciência Negra, também comemorado nesta segunda-feira. O prefeito Luciano Rezende destacou a importância daquele momento em diversos aspectos.

"A entrega desse pátio, num dia como o de hoje, que é Dia da Consciência Negra e também Dia Mundial da Criança, engloba muitos valores importantes. Num tempo em que a estupidez está na moda, falar de igualdade, respeito e educação é sempre muito positivo. A presença do Unicef também é muito significativa porque é uma entidade que faz parte da ONU, que trata justamente da fraternidade, cuida das minorias, das crianças, das mulheres, dos refugiados, entre outros. Onde há sofrimento, a ONU está. Então, essa presença do Unicef tem muito valor para este momento. Numa solenidade aparentemente simples, estamos conseguindo juntar muitos valores importantes para a sociedade", pontuou.

Currículo

Ainda sobre o Dia da Consciência Negra, a secretária de Educação, Adriana Sperandio, ressaltou que esta é uma data que faz parte do currículo da rede municipal de ensino de Vitória. "Diversas atividades nesse sentido são realizadas pelas escolas", afirmou.

Já o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, lembrou a importância de se investir em Educação para acabar com os preconceitos. "Educação é fundamental nessa luta. E precisamos também reconhecer as mazelas sociais, admitir que estamos num país não pacífico e com preconceitos, para tentar mudar nossa situação atual para melhor", enfatizou.

Somos todos prefeitos

Luciana Phebo, do Unicef, ressaltou a importância dos adolescentes estarem participando da ação #somostodosprefeitos e também falou sobre a importância do pátio para as crianças. "O pátio é um espaço muito prezado pelos estudantes e também um espaço de aprendizagem", reforçou.

O prefeito e prefeita por um dia também expressaram sua opinião sobre aquele momento. "Fiquei realmente feliz com esse pátio porque sei da importância que ele tem para as crianças e para os moradores do bairro. Os pais agora estarão seguros e tranquilos de que seus filhos têm um espaço para brincar e fazer outras atividades", comemorou Davi Calazans.

Lara Felix também se disse satisfeita por companhar a entrega do pátio. "É muito bom porque as crianças vão ficar ainda mais felizes e animadas na escola".

Matéria relacionada

Dia Mundial da Criança lembra Dia da Consciência Negra com alunos no Mucane

Diego Alves
Entrega do Pátio da Emef Ronaldo Soares
Davi e Lara expressaram a felicidade por participarem da entrega de um espaço tão importante para a escola
Diego Alves
Entrega do Pátio da Emef Ronaldo Soares
Com a construção do pátio, os estudantes ganham uma área para atividades físicas

Voltar ao topo da página