Notícias

Dengue: Vitória abre salas de hidratação venosa em Maruípe e Conquista

Publicada em 01/03/2024, às 11h15 | Atualizada em 01/03/2024, às 11h17

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Mariana Santos


  • Saúde e bem-estar

Marcos Sales
Abertura das salas de Hidratação no tratamento contra a Dengue - Unidade de Saúde do bairro Conquist
Abertura das salas de Hidratação no tratamento contra a Dengue (ampliar)
Marcos Sales
Abertura das salas de Hidratação no tratamento contra a Dengue - Unidade de Saúde do bairro Conquist
Abertura das salas de Hidratação no tratamento contra a Dengue (ampliar)

Com o aumento da incidência de casos de dengue, beber muito líquido, se hidratar, é uma das principais recomendações para evitar a piora do quadro clínico.

Para promover essa assistência ao paciente com suspeita ou diagnosticado de alguma das doenças transmitidas pelo Aedes (Dengue, Chikungunya e Zika Vírus) a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) abriu, nesta sexta-feira (01), duas salas de hidratação nas Unidades de Saúde de Conquista e Maruípe.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destaca a importância desse novo serviço diante do aumento de casos de dengue. "Nós queremos garantir o atendimento de qualidade, de celeridade, manter o padrão de atendimento e qualidade da Prefeitura de Vitória. Essas salas irão fazer o acolhimento, todo o tratamento, todo o diagnóstico, e hidratar. O ideal é que as pessoas não adoeçam. Por isso, o o nosso pedido de conscientização. É uma conscientização coletiva, e, principalmente, que cada um entenda a sua responsabilidade. Em Vitória, mais de 80% dos focos estão no interior das residências, ou seja, dentro das casas. Os nossos agentes fazem as visitas, mas você, cidadão, é o protagonista, precisa nos ajudar, precisa verificar sua caixa d'água, verificar o vaso da planta, verificar no quintal se tem água parada, porque é ali que o mosquito prolifera, é ali que ele se reproduz. O nosso pedido é para que você, cidadão, nos ajude nessa guerra, nos ajude a vencer essa batalha contra o mosquito", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Por ser uma enfermidade com tratamento de acordo com os sintomas apresentados, é importante identificar os sinais de alarme de forma precoce e oferecer os cuidados necessários para impedir o agravamento da doença.

Foram disponibilizadas 20 poltronas, sendo 10 em cada Unidade. A Sala de Hidratação Venosa nas Unidades de Saúde de Conquista e Maruípe terão horário de funcionamento todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.

As salas funcionarão como retaguarda dos demais serviços de saúde e vão atender os pacientes encaminhados pelas demais Unidades de Saúde e prontos atendimentos do município de Vitória, que estejam com suspeita de Dengue e com sinais de alertas para hidratação e outras condutas, conforme o caso.

"Com o aumento dos casos de dengue, temos que garantir o atendimento dos pacientes, além de desafogar os prontos atendimentos que atendem outras enfermidades, evitando o colapso dos serviços de urgência e emergência municipais. Ao oferecer uma alternativa rápida e eficaz de hidratação, a sala de hidratação pode ajudar a reduzir complicações decorrentes da doença", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Além dessas duas novas salas de hidratação, todas as 29 Unidades de Saúde contam com cadeiras de hidratação.

Vitória já registrou 4.412 casos de dengue neste ano. 

Sintomas

Os principais sintomas da dengue clássica são febre alta (acima de 38°C), dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme mais importantes e que exigem atenção redobrada são queda importante na pressão, sonolência, alteração no nível de consciência, hipotermia (queda significativa da temperatura do corpo), dor abdominal intensa, vômitos e sangramento.

Prevenção

O município iniciou a vacinação contra a dengue no sábado (24). A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.

Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

Entre as principais ações de rotina diária, estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê. Além disso, estão sendo realizados mutirões de combate ao mosquito, em parceria com a Central de Serviços, e ações educativas de prevenção à dengue.

Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes. 

Marcos Sales
Abertura das salas de Hidratação no tratamento contra a Dengue - Unidade de Saúde do bairro Conquist
Abertura das salas de Hidratação no tratamento contra a Dengue (ampliar)
Marcos Sales
Abertura das salas de Hidratação no tratamento contra a Dengue - Unidade de Saúde do bairro Conquist
Abertura das salas de Hidratação no tratamento contra a Dengue (ampliar)

Voltar ao topo da página