Notícias
Cultura de Vitória se reúne com blocos do Centro da cidade para construção do Carnaval 2026
Publicada em 27/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 27/05/2025, às 19h03
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A tarde desta terça-feira (27) foi marcada por uma importante reunião com representantes dos blocos do Carnaval de rua do Centro da capital. A convite da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc), eles se reuniram com representantes da gestão na sede da PMV para dialogar sobre melhorias para a folia de 2026 e reforçar a parceria dos grupos com a municipalidade.
Neste segundo encontro (o primeiro foi realizado no último dia 12 de março), que contou com a presença de membros da Guarda Municipal de Vitória (GCMV) e da Secretaria de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) da capital, os representantes puderam ter as suas necessidades e demandas ouvidas, bem como os representantes das secretarias puderam falar sobre a importância de manter a folia de forma organizada a fim de construir uma festa cada vez mais exitosa.
"Este encontro é uma demonstração clara do compromisso da Semc com a excelência do Carnaval. Mais do que um espaço para diálogo, ele reafirma nossa postura proativa em ouvir, avaliar e agir. Realizar esse segundo encontro e manter aberto esse espaço mostra que a Prefeitura e seus representantes estão atentos, dedicados e determinados a aprimorar, desde já, cada detalhe da festa para o próximo ano", afirmou o secretário de Cultura, Edu Henning.
Nesta reunião estiveram presentes membros de blocos que não desfilam na Beira Mar, mas que historicamente participam do Carnaval na região.
"Mais uma vez estamos reunidos e reitero a gratidão por todo esforço, organização, alegria e colaboração para que o Carnaval de 2025 fosse um sucesso. Agora é pensar 2026 e superar tudo que já foi excelente neste ano. Vamos construir uma folia que Vitória nunca viu", completou Edu.
Além de um momento de união, o encontro teve grande relevância para o processo coletivo de construção do Carnaval. Os representantes dos blocos tiveram a oportunidade de apresentar suas visões, valorizar os resultados obtidos e contribuir com sugestões para o aprimoramento contínuo da festa.
Entre os blocos que participaram estavam "Maluco Beleza", "Amigos da Onça", "Peladonas do Centro" e "Galinha Preta" além de autoridades e lideranças locais.
Balanço
Em 2025, durante quatro dias de festa, a estimativa é de que mais de 500 mil pessoas tenham curtido os blocos no Centro da capital, um número expressivo que reflete o sucesso do evento. O desfile dos blocos de rua, além de garantir muita diversão, gerou um impacto positivo em diversos setores da economia local, como o setor hoteleiro, gastronômico e de transportes, além de atividades informais como ambulantes e food trucks. Com a grande movimentação de foliões, a ocupação hoteleira chegou a 90% nos quatro dias de folia, enquanto o setor de bares e restaurantes registrou um aumento de pelo menos 30% no movimento, superando as expectativas.
"Encerramos este segundo encontro com a certeza de que estamos no caminho certo. A escuta ativa, o diálogo qualificado e o comprometimento de cada representante de bloco mostram que o Carnaval de Vitória é fruto de uma construção coletiva sólida e consciente. Os resultados de 2025 falam por si: público recorde, economia aquecida e uma festa vibrante, organizada e segura. Agora, com os olhos voltados para 2026, seguimos firmes, certos de que vamos superar todas as marcas e fazer do próximo Carnaval um capítulo ainda mais grandioso na história cultural da nossa cidade", avaliou Henning.