Notícias

Crianças contam com a presença das famílias em acolhimento da educação infantil

Publicada em 07/02/2023, às 16h30 | Atualizada em 07/02/2023, às 16h37

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Acolhimento às crianças no Cmei Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti
Luis Oliveira
Acolhimento às crianças no Cmei Gilda Athayde Ramos

Com o início do ano letivo, mais de 14 mil crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Vitória participam, nos primeiros dias, da fase de acolhimento, com horário reduzido e presença de um familiar ou responsável nesse período. Afinal, muitas delas vivem pela primeira vez a experiência de estarem por algumas horas distantes da família e, mesmo aqueles que já frequentaram os Cmei no ano anterior, necessitam de um período de adaptação.

Sendo assim, trata-se de um processo fundamental para a construção de vínculos entre os pequenos, suas famílias e os profissionais da educação. Por isso, os 49 Cmei de Vitória prepararam diversas atividades e dinâmicas pensadas com carinho para tornar o processo tranquilo e prazeroso para todos no início do ano letivo.

No Cmei em Tempo Integral (Cmei TI) Silvanete da Silva Rosa Rocha, que fica no bairro Comdusa, a equipe pedagógica tem recebido as crianças com muita animação, alegria e disposição. Além disso, nesta terça-feira (07), eles contaram com a presença da Silvinha, a ilustre mascote do Cmei que faz sucesso com a criançada e tornou o momento da chegada na unidade de ensino ainda mais especial para todos.

Após muita diversão, brincadeiras, interação e fotos com a mascote, os pequenos foram para as salas de aula, em que se iniciam diversas dinâmicas para fomentar a interação entre os pares. Músicas infantis, brincadeiras, jogos e contação de histórias são algumas das estratégias utilizadas. Teve até banho de mangueira para espantar o calor e fazer a alegria da criançada.

"O período de adaptação na educação infantil é de suma importância para que os professores criem vínculos com as crianças e elas sintam-se seguras no ambiente escolar. Um acolhimento afetivo, dinâmico, com olhar individualizado para as necessidades de cada criança, auxilia no processo de adaptação e traz segurança para as famílias, principalmente para aquelas que estão frequentando pela primeira vez uma escola", ressaltou a diretora do Cmei, Waldirene do Carmo.

"Esse ano, as famílias dos grupos 2, estão participando ativamente dos momentos de acolhimento, acompanhando em sala de aula a rotina da turma, conhecendo melhor os profissionais que estarão integralmente com seus filhos e as propostas de aprendizagem. Na próxima semana faremos a 'semana diferente' com atividades diversificadas integradoras, como teatro e brincadeiras, encerrando com um animando baile de carnaval na sexta-feira", contou.

Satisfação

Até mesmo a hora do lanche é acompanhada por muita cantoria e diversão. Poliana Rocha, mãe de Beatriz, do grupo 5, e de Maitê, do grupo 2, e neste ano está acompanhando a filha mais nova no acolhimento, conta que o processo é fundamental para deixar todos mais tranquilos, especialmente as próprias famílias.

"Esse é um processo muito importante para que todos possamos ficar tranquilos, é sempre muito bem feito pelo Cmei em todos os anos. Além de deixar nossos filhos mais seguros para essa nova fase, também é fundamental para que nós tenhamos mais segurança em deixá-los aqui sabendo que estão sendo bem cuidados", disse.

Já Cristiane Schlickmann, mãe da pequena Arya, está participando pela primeira vez da adaptação no Cmei, e considera que o processo está sendo bem conduzido, de forma tranquila e prazerosa para todos os envolvidos. "Achei muito bom, ela tem se sentido muito à vontade. As professoras estão sendo muito atenciosas e carinhosas durante todo o processo, o que me deixa muito tranquila e também nos aproxima mais da escola", contou.

Novidades encantam comunidade escolar

No Cmei Gilda de Athayde Ramos, que fica em São Pedro, a comunidade escolar conta com várias novidades que tem de tudo para tornar o acolhimento ainda mais agradável para todos. Utilizando a verba repassada pela Seme para o Conselho de Escola, a unidade de ensino realizou intervenções que enriqueceram os espaços que serão utilizados pelas crianças ao longo do ano letivo.

São duas novas salas para receber os pequenos da Jornada Ampliada: uma sala multiuso, que permitirá a equipe pedagógica explorar diversas estratégias pedagógicas; pintura nova do refeitório; dois novos pátios e uma sala de leitura.

"Foi incrível quando cheguei pela primeira vez com meu pequeno este ano e nos depararmos praticamente com uma nova escola, ele foi reparando em cada novo detalhe. Nós amamos todos os espaços, especialmente o da Jornada Ampliada, com muitas cores, brinquedos, cantinhos especiais que certamente farão as crianças ir para a escola com prazer, e também deixar os pais seguros em ver o potencial da escola de receber bem nossos filhos", disse Micheline Barbosa, mãe de Enzo, do grupo 5, e do Samuel, do grupo 3.

"Estou encantada com o acolhimento neste ano. A escola está de cara nova e bem cuidada, com várias novidades, tornou este momento ainda mais tranquilo. No primeiro dia, minha filha logo correu para o meio da salinha pois eram tantos brinquedos e novidades que ela se sentiu confiante e pareceu que nem ia precisar da minha presença. Tem sido um processo muito tranquilo e alegre para nós", disse Queila Sales, mãe da pequena Maya, do grupo 2.

Luis Oliveira
Acolhimento às crianças no Cmei Gilda Athayde Ramos
Luis Oliveira
Acolhimento às crianças no Cmei Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti

A diretora da unidade de ensino, Darsônia Almeida, falou sobre as novidades trazidas pela unidade de ensino para o ano letivo de 2023.

"Fizemos um planejamento para qualificar nossos espaços, especialmente para as crianças da Jornada Ampliada, que irão passar o dia inteiro na escola. Recuperamos móveis, redecoramos espaços, fizemos de tudo para preparar com cuidado e otimizar nossos espaços visando o maior conforto e atratividade para os pequenos. Queremos que sintam vontade de vir para a escola todo dia, com espaços alegres e divertidos, que propiciem a boa convivência e alegria", ressaltou a diretora.

No Cmei Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti, em Jardim da Penha, a comunidade escolar se depara logo na entrada com um portal de balões de festa junto a um mural com uma mensagem de boas-vindas. O objetivo da equipe escolar é propiciar um ambiente alegre e receptivo para as crianças e famílias.

"Estamos iniciando um novo ano letivo, com muita alegria! O período de acolhimento está sendo bastante tranquilo, a escola foi organizada com muito carinho para recebermos as crianças e seus familiares. A volta às aulas é um recomeço, e minha expectativa esse ano é de dar continuidade ao trabalho de excelência da educação infantil do município de Vitória, oportunizando a comunidade escolar uma educação pública de qualidade", afirmou a diretora da unidade de ensino, Claudia Cazotto.

Por lá, alguns dos familiares ficam numa área de espera até ser chamado para a sala de aula, depois, com os filhos já tranquilos com a professora e a turma, podem deixar a unidade de ensino mais confiantes.

"O acolhimento está sendo muito bom, apesar de ser um desafio porque a minha filha é muito apegada comigo. Mas as professoras, sempre acolhedoras, pacientes e receptivas fazem toda a diferença no processo. Acho que é muito importante estarmos juntos e apoiando nossos pequenos nesse momento", disse Kelly Ribeiro, mãe de Isabela Valentina, que este ano iniciou o ano letivo no grupo 6.

Horário especial

Nas primeiras semanas, o horário das crianças da Educação Infantil é diferente para o período de acolhimento e adaptação dos pequenos, especialmente para os grupos 1, 2 e 3, com os bebês a partir de 6 meses.

Veja como será a adaptação na Educação Infantil

De 6 a 10 de fevereiro

  • Matutino: das 7h às 10 horas
  • Vespertino: das 13h às 16 horas

A partir do dia 13 de fevereiro

  • Todas as turmas já passam a frequentar o Cmei no horário cheio, que é das 7h às 12h no turno matutino e das 13h às 18h no vespertino.

Tempo Integral

Já no tempo integral, os horários para adaptação à rotina escolar são diferentes.

  • De 6 a 10 de fevereiro: das 7h às 10 horas.
  • De 13 a 24 de fevereiro: das 7h às 14 horas.
  • A partir de 27 de fevereiro: das 7h às 16 horas.

Durante o acolhimento inicial, os professores fazem um "tour" com cada turminha, em que apresentam às crianças a equipe escolar, os diversos espaços da escola (refeitório, pátios, entre outros espaços) e demais elementos da rotina. A coordenadora do Tempo Integral da Seme, Silvana Teixeira, conta mais detalhes sobre o acolhimento na modalidade de tempo integral.

"Organizado por toda a equipe escolar e desenvolvido coletivamente, o acolhimento é o momento das primeiras oportunidades para produzir sentidos para as crianças como participantes de uma rotina de 9 horas diárias, em um ambiente escolar cujas relações fazem com que ele seja compreendido como um lugar de respeito, escuta, cuidado e acolhimento", pontua.

Luis Oliveira
Acolhimento às crianças no Cmei TI Silvanete da Silva Rosa Rocha
Luis Oliveira
Acolhimento às crianças no Cmei Gilda Athayde Ramos

Voltar ao topo da página