Notícias

Contribuintes já emitiram mais de 100 milhões de notas fiscais eletrônicas

Publicada em 21/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 21/05/2025, às 14h44

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura

Imagem divulgação
Nota Vitória

Até a tarde desta terça-feira (20), os 55.685 contribuintes autorizados emitiram 100.377.827 de notas fiscais eletrônicas. A emissão da NFS-e é obrigatória para diversos ramos de atividades, como hotéis, estabelecimentos de ensino e planos de saúde, mas pode ser feita por qualquer empresa, conforme estabelecido pela Portaria nº 49/2007.

O sistema de nota eletrônica, criado e implantado pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/Sub-TI), apresenta vantagens, como redução de custos de impressão e armazenagem de documentos fiscais, e dispensa da necessidade de solicitações subsequentes de autorizações para impressão ou utilização de documentos. Esse sistema foi o pioneiro no Brasil e construído com recursos e tecnologia própria.

A modalidade de nota eletrônica. beneficia também o consumidor. O programa Nota Vitória devolve 30% do imposto pago quando se pede nota fiscal informando o CPF. O programa já devolveu mais de R$ 17,5 milhões desde sua criação.

Para emitir uma nota fiscal eletrônica, o contribuinte prestador de serviços deverá ter uma autorização para utilização deste tipo de documento. Esta autorização deverá ser solicitada por meio do sistema de documentos fiscais, disponível no site da Prefeitura de Vitória.


Voltar ao topo da página