Notícias

Consumo de frutos do mar deve ter alguns cuidados, orienta Procon de Vitória

Publicada em 28/03/2010, às 10h00 | Atualizada em 28/03/2010, às 10h19

Por Regina Freitas, com edição de Angèle Murad

Com a colaboração de Roberta Duarte


Kadidja Fernandes
Fiscalização da vigilância Sanitária em Peixarias
No momento da escolha, o peixe tem que estar com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, pele e escamas firmes

Durante a Semana Santa, o consumo de peixes e frutos do mar aumenta, pois são ingredientes fundamentais no preparo da tradicional torta capixaba. Por isso, o Procon de Vitória preparou algumas orientações e cuidados necessários para acertar na escolha desses alimentos.

Antes de adquirir o pescado, é importante observar as condições de higiene do local de venda, assim como o armazenamento e a manipulação do produto. O consumidor deve dar preferência aos peixes frescos e inteiros.

No momento da escolha, o peixe tem que estar com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, pele firme e as escamas não devem se desprender facilmente, além de ser mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.

O bacalhau é outro alimento muito presente na mesa do consumidor nesta época do ano e para o consumo correto, o Procon de Vitória orienta ao consumidor para, na hora da compra, observar se o pescado não contém mofo, manchas escuras ou avermelhadas, se está com amolecimento ou com odor desagradável. Além disso, deve estar armazenado em local limpo, livre de poeira e insetos.

Com relação aos crustáceos, estes devem ser brilhantes e úmidos, as patas firmes e resistentes, a carapaça aderente ao corpo e a coloração não pode ser alaranjada ou negra.

Os cuidados com o acondicionamento e a conservação dos produtos devem continuar em casa. Os alimentos não devem ser descongelados à temperatura ambiente e, sim, em micro-ondas ou descongelar o produto sob refrigeração. Após o preparo, o alimento precisa ser conservado na geladeira, em vasilhas tampadas, por até cinco dias.


Voltar ao topo da página