Notícias

Conferência Municipal vai discutir sobre direitos das crianças e adolescentes

Publicada em 17/03/2023, às 15h45 | Atualizada em 17/03/2023, às 15h51

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Programação Semana das Crianças - Praça da Ciência comemorando 23 anos

Os preparativos para a XI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente de Vitória entraram na reta final. Este momento marcante para a Política Municipal para crianças e adolescentes, vai reunir representantes da sociedade civil dentre organizações da sociedade civil (OSC) e poder público. A conferência municipal acontecerá no próximo dia 30, das 8 às 18 horas, na Igreja Batista da Praia do Canto.

A Conferência é promovida pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav).

Neste ano, o tema central "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade" será debatido entre os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos - SGD e a sociedade em geral.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav), Lucienne Ottaiano, o objetivo da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é oferecer um espaço para reflexão e avaliação dos reflexos da pandemia de COVID-19 na vida das crianças, dos adolescentes e das suas famílias, contribuindo para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes tanto no contexto da pandemia como no pós-pandemia.

"É um momento importante porque envolve a população no debate e avaliação das políticas municipais, e a participação na formulação das diretrizes e prioridades das políticas públicas para os próximos anos", avalia a presidente do Concav.

A expectativa da comissão organizadora é contar com a participação de 120 pessoas no evento. Neste ano, a Conferência terá a participação inédita de adolescentes entre os conferencistas.

"É importante contar com a participação dos adolescentes, saber o que eles pensam, quais as expectativas e reais necessidades e desejos dessa parcela da população, é essencial ouvi-los para fortalecer as ações já existentes e realizar deliberações que ampliem políticas públicas que atendam aos seus anseios", comentou a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Graziella Lorentz.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, fez questão de ressaltar a importância da Conferência para o fortalecimento das ações de garantia de direitos, da proteção social e, como espaço de reflexão e debate a partir das demandas da realidade social das crianças e adolescentes do município.

" A política de atendimento a criança e o adolescente do município de Vitória é intersetorial, para garantir uma atenção integral a este público é preciso avaliar como as ofertas nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte, lazer e os espaços da cidade estão preparados para atender este público. A conferência é o espaço para que as deliberações venham a atender as necessidades deste público ", destacou Cintya Schulz.

A Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é um importante espaço de inclusão da população na elaboração, deliberação e controle das políticas públicas.


Voltar ao topo da página