Notícias

Comunidade escolar vai às urnas nesta quarta-feira (28) para eleger novos Conselhos de Escola

Publicada em 27/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 27/05/2025, às 16h40

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Tudo pronto para a eleição dos conselheiros escolares na EMEF Ceciliano Abel de Almeida
Tudo pronto para a eleição dos conselheiros escolares na E Ceciliano Abel de Almeida. (ampliar)

A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) realiza, nesta quarta-feira (28), a eleição para a escolha dos novos membros dos Conselhos de Escola das 104 unidades da rede municipal de ensino, entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Os conselheiros eleitos irão atuar no triênio 2025-2028.

O processo de inscrição dos candidatos aconteceu entre os dias 10 e 25 de abril, reunindo voluntários da comunidade escolar e local, que, a partir de agora, concorrem às vagas nos colegiados das unidades.

Cada conselho é composto por representantes do magistério, servidores, estudantes, famílias, direção escolar e comunidade local. Juntos, têm a responsabilidade de discutir, planejar, deliberar e fiscalizar ações relacionadas à gestão da escola, além de gerir os recursos financeiros repassados pelos governos municipal e federal, bem como outros recursos previstos em lei.

A atuação dos Conselhos de Escola é norteada por quatro funções principais: consultiva, deliberativa, fiscalizadora e mobilizadora. Isso significa que os conselheiros não apenas acompanham a execução das ações e a correta aplicação dos recursos, como também participam da definição das prioridades da unidade, incentivando a participação da comunidade escolar e o fortalecimento de espaços como os grêmios estudantis.

A eleição desta quarta-feira (28) acontecerá simultaneamente em todas as unidades escolares, reforçando o compromisso da rede municipal de Vitória com a gestão democrática, a transparência e a participação social. A expectativa é que toda a comunidade escolar - famílias, estudantes, profissionais da educação e moradores do entorno - participe ativamente desse momento, contribuindo para a construção de uma educação pública cada vez mais participativa e de qualidade.


Voltar ao topo da página