Notícias
Casa Feliz e Segura: emoção e renovação no bairro Maria Ortiz, em Vitória
Publicada em 05/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 05/05/2025, às 12h54
Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Segurança, dignidade e o conforto de viver em seu próprio lar. Esses são os sentimentos que tomaram conta de quatro famílias, na tarde desta sexta-feira (02), quando receberam as chaves de suas residências, localizadas no bairro Maria Ortiz. Todas beneficiadas com melhorias habitacionais por meio do Programa Casa Feliz e Segura.
A cerimônia de entrega contou com a presença do Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da vice-prefeita, Cris Samorini, bem como dos secretários Luciano Forrechi, Gustavo Perin e do Subsecretário de Habitação, Tiago Benezoli, e representantes da sociedade civil.
"Realizamos a entrega da casa para quatro famílias e seguimos trazendo felicidade, cidadania, dignidade, carinho e empatia pelo nosso povo. Esse é o maior projeto de acolhimento do estado do Espírito Santo, e não pararemos por aqui. O que antes era história de privações deu espaço para o novo. Tudo preparado com muito carinho pela nossa equipe. Uma nova vida de esperança para essas famílias", ressaltou Lorenzo Pazolini.
"O programa Casa Feliz e Segura, vai além de reformas e reconstruções. Representa a esperança que bate à porta de famílias que há anos sonham com um lar digno. Com obras de melhorias habitacionais, a Prefeitura de Vitória transforma casas em lares seguros e acolhedores. É mais do que infraestrutura; é dignidade, segurança e um novo começo para quem mais precisa", pontuou Cris Samorini.
A família Tozi foi uma das beneficiadas. Os irmãos Alexandra, Andréa e Cláudio viveram juntos por mais de 35 anos na mesma casa. Após o falecimento dos pais, cada irmão ficou com uma parte do imóvel. Sem condições financeiras para realizar reformas, a estrutura do local se deteriorou com o tempo.
Inicialmente, foram incluídos no projeto de melhorias habitacionais, mas a visita técnica identificou que a moradia não suportaria reformas, sendo necessária a reconstrução. O engenheiro civil organizou a divisão para garantir mais conforto: reconstrução para Alexandra e Andréa, que têm famílias maiores, e melhorias no espaço para Cláudio, que mora sozinho.
"Hoje recebo com alegria a minha nova casa que nem se compara com o que era. Antes era uma casa toda rachada, pingava quando chovia e não tinha piso. Hoje é uma casa com ótimo acabamento, piso, banheiro bonitos e quartos espaçosos. Vou poder criar minha filha nesse espaço seguro", relatou Andrea.
Outra beneficiada foi a munícipe Maria Alexandria, que morava no local há mais de 40 anos, sem condições de fazer reparos, a residência chegou a um estado precário. A moradora foi incluída no projeto e, após a visita técnica constatar a necessidade de reconstrução total, ela também foi beneficiada pela Bolsa Moradia durante as obras.
"Antes eu não tinha fogão em casa. Hoje, além da minha casa nova, recebemos eletrodomésticos novos que terão muita serventia. Nessa casa eu criei meus filhos, netos e agora já tenho bisnetos. Eu só tenho a agradecer pelo programa e por toda a equipe", disse Maria Alexandria.
Tanto a família Tozi, quanto a sra. Maria, assinaram o termo de vistoria, confirmando que os imóveis foram entregues em perfeitas condições de habitabilidade de acordo com os projetos apresentados.
Eletrodomésticos como fogão, geladeira e TV, todos novos, foram entregues a cada família e recebidos com alegria pelos moradores.
Reconstrução de Moradias em Vitória
A Reconstrução de Moradias em Vitória envolve a demolição e subsequente reconstrução de residências construídas com materiais inadequados ou sujeitas a instabilidade estrutural, que não podem ser corrigidas pelo Projeto Melhorias Habitacionais.
Uma equipe técnica, composta por arquitetos, engenheiros, geógrafos e assistentes sociais, é encarregada dos levantamentos nos bairros. O programa tem como objetivo atender 55 bairros de Vitória, realizando melhorias em 1.500 imóeveis e 200 reconstruções, em diversas áreas da cidade.
Até o momento, os programas habitacionais do município já proporcionaram a entrega de 167 residências. Esses programas têm como meta oferecer habitações dignas para famílias deslocadas compulsoriamente devido a intervenções urbanas, preservação ambiental, riscos estruturais ou geológicos graves, e áreas inadequadas para habitação.
Para se cadastrar nos projetos de construção e melhorias habitacionais, é necessário atender aos seguintes critérios:
I. Residir no município de Vitória por pelo menos um ano;
II. Ter renda familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo per capita;
III. Ser proprietário do imóvel, com titularidade fiscal em seu nome, não sendo alugado ou cedido;
IV. Não possuir outro imóvel ou qualquer tipo de financiamento habitacional;
V. Ser maior de 18 anos ou emancipado;
VI. Possuir carteira de identidade e CPF;
VII. Residir em área própria para moradia, sem estar em zona de risco ou de preservação ambiental.