Notícias

Carro é recuperado na Praça do Cauê e dois indivíduos são conduzidos

Publicada em 30/03/2023, às 14h00 | Atualizada em 30/03/2023, às 14h09

Por Acácio Rodrigues, com edição de Andreza Lopes


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Semsu
Veículo recuperado pela Guarda Municipal

Um carro foi recuperado no final da manhã desta quinta-feira (30), na rua Almirante Soído, Santa Helena, próximo à Praça do Cauê. Dois indivíduos, um menor e um maior de idade, estão sendo conduzidos por agentes de Proteção Comunitária da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), para a Delegacia Regional de Vitória, no bairro Horto.

Assim que o veículo adentrou à Terceira Ponte, os agentes foram informados pela Central Integrada Operacional de Monitoramento da GCMV e se posicionaram para a abordagem, constatando a restrição por roubo.

Aumento

Entre 1° de janeiro e 28 de fevereiro, houve aumento de 27,8% do número de veículos recuperados pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), em comparação a 2022. Em 2021, foram 17, ano passado foram 18 e em 2023 foram 23.

Os agentes do trabalho operacional da GCMV contam com informações das equipes da Central Integrada Operacional de Monitoramento (Ciom) e da Gerência de Inteligência e Integração para alcançar os resultados.

Além do Cerco Inteligente de Segurança, outra ferramenta para identificar veículos furtados ou roubados é o Cerco Móvel. Ele é um aplicativo que faz a leitura de placas de veículos, checando irregularidades e emitindo alerta para que os agentes de rua realizem a abordagem para averiguação.

Redução

Em Vitória, o número de furtos ou roubos de veículos caiu 73%, desde 2021, nos dois primeiros meses do ano. De lá para cá, houve redução de 215 para 58 no número de automóveis subtraídos.

Em 2021, o número foi 215. Ano passado, caiu para 134 veículos furtados ou roubados na capital. Entre 1° de janeiro de 2023 até 28 de fevereiro, foram 58.

O resultado dentro do período da atual gestão municipal em Vitória é fruto de um trabalho feito com planejamento e ações.


Voltar ao topo da página