Notícias
Carnaval 2023: entrega da chave da cidade à Corte Momesca oficializa abertura
Publicada em 11/02/2023, às 22h50 | Atualizada em 11/02/2023, às 23h10
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti
Já é oficial, agora quem manda na cidade de Vitória até o final dos festejos de Carnaval é o Rei Momo, Dyonata Lucas e toda a sua corte real composta pela Rainha Pamela Silva, Rainha Trans, Duda Silva e pelas duas princesas Ana Clara Bona e Sabriny Santos. Isso porque, por volta das 22 horas deste sábado (11), o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini acompanhado do presidente da Liesge, Neto, entregou oficialmente a chave da cidade para a corte momesca.
"O Carnaval do Brasil começa aqui! Vamos dar início a uma das mais tradicionais festas do nosso país. É com muito orgulho que eu cumprimento e passo a chave da cidade para a corte", declarou Pazolini, durante a cerimônia.
O prefeito destacou o importante e positivo papel da folia na economia local.
"Carnaval não é só folia, é geração de emprego e de renda. Essa festa muito contribui para o desenvolvimento da economia por meio da geração de renda e criação de postos de trabalho, com impacto em diversos setores da comunidade", avaliou.
A estimativa é que o evento movimente R$ 25 milhões gerando 5,5 mil empregos diretos e indiretos. O número é 25% maior do que no último ano de 2022. As cifras também são altas na rede hoteleira que, só para este final de semana, já ultrapassa 90% de ocupação.
Na cerimônia que abriu oficialmente o Carnaval, Pazolini também falou sobre a expectativa para a folia.
"O Carnaval de Vitória além de ser o pioneiro é um evento de paz e de confraternização. Vitória voltou a ser referência na realização de grandes eventos em nível nacional. Cuidamos de todos os detalhes para que o público possa curtir esses dias de festa com segurança e organização. Serão dias muito felizes que entrarão para a história da cidade", finalizou o prefeito.
Uma das tradições da cultura popular brasileira é a escolha do cortejo real para animar o Carnaval, e, além disso, a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, que sempre é realizada pelo Prefeito do município. Simbolicamente o ato indica que nos dias de folia é ele quem irá governar a cidade.
"Não é só a manutenção de uma grande tradição mas também é uma grande responsabilidade. É a história, é a união do povo. Apesar da da responsabilidade me sinto preparado. Estou no mundo do Carnaval há alguns anos e já vinha sendo treinado para o posto. A missão hoje é liderar essa família e essa festa com o coração repleto de alegria e com a certeza de que faremos um lindo Carnaval", declarou sua alteza real, Rei Momo.
A "Família Real" participa também de atividades obrigatórias como participação nos ensaios das Escolas de Samba indicados pela Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), nos Ensaios Técnicos além é claro da abertura do Carnaval.
Passarela liberada
Com a abertura oficial realizada é dado o sinal verde para as Escolas de Samba apresentarem os seus espetáculos no Sambão do Povo.
Se apresentam neste sábado (11) e madrugada de domingo (12) as sete escolas do Grupo Especial. Confira a ordem dos desfiles.
1ª - Unidos da Piedade
2ª - Unidos de Jucutuquara
3ª - Novo Império
4ª - Independentes de Boa Vista
5ª - Mocidade Unida da Glória
6ª - Andaraí
7ª - Chegou O Que Faltava
No domingo (12), a partir das 18 horas, se apresentam as cinco Escolas do Grupo B:
1ª - Rosas de Ouro
2ª- União Jovem de Itacibá
3ª - Mocidade Serrana
4ª - Independentes de Eucalipto
5ª - Tradição Serrana