Notícias
Cachorrinha é resgatada das ruas, receberá tratamento e irá para adoção
Publicada em 08/09/2023, às 19h00 | Atualizada em 08/09/2023, às 19h25
Por Esthefany Mesquita (esmesquitaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Esthefany Mesquita
Você já ouviu dizer que o cachorro é o melhor amigo do dono? E não há como negar, eles são companheiros, brincalhões e muito atenciosos, mesmo assim, muitas pessoas ainda abandonam os cães nas ruas. Mas na manhã desta sexta-feira (08), a Prefeitura de Vitória resgatou mais um cachorrinho abandonado, desta vez, no bairro Jardim Camburi.
O resgate de hoje foi de uma cachorrinha que fazia parte de uma matilha, inicialmente, com 12 cães, de acordo com a gerente de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ( Semmam), Katiuscia Rodrigues Oliveira.
Anteriormente, outras ações foram realizadas pela equipe, essas buscas começaram no início do ano e possibilitaram a captura de nove animais, que já foram cuidados e adotados.
"Tivemos conhecimento desses animais no início do ano e, desde então, começamos as buscas, no primeiro momento, resgatamos nove, já estão com seus novos tutores, hoje resgatamos mais uma, e só vamos parar depois que encontrarmos os dois restantes. Infelizmente, na ocasião, eles conseguiram fugir do local e passaram a percorrer o bairro, dificultando a conclusão da ação de captura".
No total, foram resgatados 10 cães. "A cadela resgatada hoje apresenta lesões na lateral do corpo e luxação no ombro, podendo ser um indicativo de algum tipo de agressão", disse a gerente.
Ela foi encaminhada para avaliação clínica e vai receber os cuidados necessários.
Ainda de acordo com Katiuscia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está em curso para localizar os outros dois filhotes. A ação será concluída após a captura dos remanescentes. Ela destaca ainda que o resgate só foi possível com a participação da associação de moradores que identificou e acionou a equipe.
A gerente alerta que parte desses animais já teve um lar e foi abandonada. "Importante mencionar que os animais são vítimas do abandono e da irresponsabilidade de tutores, que poderiam castrar seus animais, mas que permitiram uma ninhada e abandonaram".
Pata Vix
Este ano, Vitória retirou das ruas 160 animais vítimas de maus tratos ou em sofrimento extremo e que não possuíam tutor para oferecer cuidados veterinários. Os recolhimentos aconteceram por meio do programa "Pata Vix".
Os animais resgatados pelo programa Pata Vix não são apenas os abandonados, eles precisam atender uma série de critérios conforme decreto 21.311/2022, que fala sobre animais que sofrem maus tratos e situação de risco.
O secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, falou da importância do trabalho de resgate. "Esta ação foi em parceria com a sociedade civil organizada que destaca o compromisso da gestão com a causa animal. Ao resgatar esses animais, vamos dar todos os tratamentos adequados e colocá-los em eventos de adoção. Levando segurança para a população e para estes cães".
Denúncia
A Secretaria de Meio Ambiente destaca ainda que, em caso de abandono, o munícipe pode ajudar denunciando pelo número 156. Os animais serão recolhidos, receberão tratamento adequado e serão colocados para adoção. A secretaria ressalta ainda que, agressão ao animal é crime conforme o artigo 32 da Lei n°9.605/98 de Crimes Ambientais.