Notícias

Bolsa Atleta: boxeador Uindson Silva fatura 4 ouros e foca no mundial do Canadá

Publicada em 30/03/2023, às 13h50 | Atualizada em 30/03/2023, às 17h18

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
u
Uindson Silva (ampliar)

Um dos esportes mais célebres e tradicionais do mundo, modalidade olímpica desde 1904, o Boxe é um grande gerador de talentos. Em Vitória, um desses talentos tem conquistado espaço no cenário nacional e internacional, mostrando técnica apurada e muita habilidade nos ringues.

O boxeador Uindson Silva, morador de Vitória, que em seu primeiro ano no programa Bolsa Atleta Municipal conquistou nada menos do que quatro medalhas de ouro nas competições que participou.

Foram quatro primeiros lugares em todos os quatro campeonatos disputados em 2022, vencendo atletas renomados do Brasil e da América do Sul.

Agora, o pugilista e morador do bairro Comdusa se prepara para o Campeonato Brasileiro de Esportes de Contato, que será realizado no mês de maio, em São Paulo.

A competição também serve de preparação para o grande foco de Uindson em 2023: o Campeonato Mundial de Boxe, que será disputado este ano, no Canadá, ainda sem data definida. A classificação do atleta já está garantida.

"Em 2023, meu foco principal é em participar do mundial. Todos os treinos que tenho realizado e as competições que disputarei serão voltadas para esse objetivo", revela Uindson, que luta na categoria 87 kg.

Foto Divulgação
Uindson Silva
Uindson Silva (ampliar)

Caminho das vitórias

A primeira medalha de ouro de 2022 veio com o 1º lugar no Campeonato Interestadual, realizado em fevereiro na Grande Vitória. O título não veio fácil e motivou ainda mais o atleta, que continuou sua preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro de Boxe, que viria a seguir.

Em maio, Uindson viajou à cidade de Mariana, em Minas Gerais, sede da competição, e saiu de lá novamente como vencedor. Conquistava ali sua segunda medalha de ouro em menos de seis meses, sagrando-se o grande campeão brasileiro em sua categoria.

"Me dediquei muito, principalmente porque, nos anos anteriores, devido à pandemia, não obtive os resultados que almejava. Acredito que isso também serviu de motivação para que 2022 fosse diferente", conta o pugilista.

Com seu nome cravado no cenário nacional, o atleta se manteve focado nos treinamentos, de olho em mais duas "pedreiras" que estavam por vir: o Campeonato Estadual de Boxe e o maior desafio de todos, o Campeonato Sul-Americano, ambos disputados em outubro.

Dois ouros em um mês

No primeiro dos dois desafios, mais um sucesso do boxeador de 31 anos. Medalha de ouro na competição realizada em Colatina e o almejado título de campeão estadual, consagrando de vez sua trajetória no boxe capixaba.

A terceira vitória no ano parece ter incendiado os punhos do atleta, que foi à São Paulo em busca do tão sonhado título Sul-Americano. O caminho até o alto do pódio não foi fácil, mas o peso das medalhas também estava sendo "carregado" nas luvas de Uindson, que conseguiu encaixar socos certeiros e bons golpes, vencendo a decisão por pontos, em uma final super disputada.

"O Sul-Americano foi a competição mais difícil para mim, pois lutei com um atleta experiente e inteligente tecnicamente. Foram os 4 rounds mais longos da minha vida", conta o boxeador.

No final, a consagração de ser o mais novo Campeão Sul-Americano de Boxe, na categoria 87 kg, e a certeza de que, com muita disciplina, treinamento, apoio e dedicação, os resultados são possíveis de serem alcançados.

"Luto desde os 16 anos, foi com essa idade que participei do meu primeiro campeonato. Hoje treino de segunda a sábado, sendo que os treinos são intercalados entre físico, técnico e de resistência", revela.

Foto Divulgação
Uindson Silva
Uindson Silva (ampliar)

Apoio do Bolsa Atleta Municipal

Além do treinamento, seu técnico costuma marcar sparrings (lutas simuladas com adversários de alto nível) com academias vizinhas nos finais de semana. A prática intensifica ainda mais a preparação do pugilista, que encontrou no programa Bolsa Atleta de Vitória um dos grandes apoios para sua carreira.

"O Bolsa Atleta para mim é um combustível porque, em dias de cansaço, me lembro que tem pessoas que acreditam no meu trabalho e no meu potencial. Então vou para os treinos e lutas com toda a garra, para honrar a confiança que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Prefeitura de Vitória e meus apoiadores tem depositado no meu trabalho", conta Uindson. O boxeador tem o apoio do CT Figth Power e está em busca de patrocinadores para galgar conquistas ainda mais expressivas.

O incentivo financeiro oferecido pelo programa é um dos fatores preponderantes para a carreira de sucesso, não só do boxeador, mas também de vários atletas e paratletas, homens e mulheres, bolsistas em Vitória. Esportes de alto rendimento têm custos bastante elevados e requerem um cuidado ainda maior na preparação e nos treinos.

"A bolsa é extremamente importante, pois tem me auxiliado no custeio de despesas como suplementação e alimentação, na compra de acessórios esportivos que necessito para ter um melhor treino. Também me auxilia nos gastos com competições, como taxas de inscrição em campeonatos, custeio de viagens e hospedagem. Resumindo, a bolsa é fundamental para eu me manter um atleta de alto rendimento", revela o pugilista.

Superação

Trabalhador, pai, marido e atleta dedicado, Uindson divide sua vida entre os treinos preparatórios diários, a família e o emprego, onde trabalhada a noite toda, das 20 horas até as 4h30. Como milhares de brasileiros país afora, ele leva uma vida resiliente e batalhadora, e faz dos desafios um combustível para a busca por vitórias.

Mesmo diante de várias adversidades, o pugilista consegue superar os obstáculos e nos mostrar a importância e a diferença que esporte pode fazer na vida de uma pessoa. "A sensação é de dever cumprido. Estou muito feliz e orgulhoso", comemora o atleta, enquanto treina pesado para as competições deste ano.

Bolsa Atleta Municipal

Instituído pela Lei Jayme Navarro de Carvalho, o Bolsa Atleta Municipal, da Secretaria de Esportes e Lazer de Vitória, oferece incentivos de R$500,00 a R$1.500,00 mensais para atletas e paratletas, moradores de Vitória, em diversas modalidades esportivas.

O programa tem sido ampliado na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini e do titular da pasta, secretário Sandro Parrini, beneficiando hoje 68 atletas e paratletas em três categorias: Estadual, Nacional e Internacional.

"Nosso intuito é estimular e apoiar atletas que estejam em plena atividade esportiva, com reconhecidos índices de classificação e que se encontrem em fase de preparação para futuras competições", explica Sandro, secretário de Esportes e Lazer de Vitória e um dos grandes entusiastas do programa.


Voltar ao topo da página