Notícias
Balanço da Assistência Social aponta sucesso nos resultados alcançados
Publicada em 12/11/2024, às 18h30 | Atualizada em 12/11/2024, às 18h32
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Os trabalhadores dos serviços de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória, mostraram que estão à frente do nosso tempo. As equipes se reuniram para apresentar o balanço das ações realizadas ao longo do ano de 2024, e preparar a lista de projetos para 2025. Entre elas, a promessa a ser perseguida é superar as metas da marca deixada por 2024.
Na lista de resultados estava a ampliação do número de encaminhamentos do público prioritário adulto para estágio e aprendizagem, pela rede socioassistencial, para acesso às oportunidades feitas ao mundo do trabalho. E a quantidade ultrapassou 150 munícipes que participam de atividades no Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop). O grupo frequentou os ciclos de palestras promovidas pelo Programa Acessuas Trabalho e 23,07% deles (36) conseguiram encaminhamento pelo Sine.
Em números, o Centro Pop garantiu 17.325 refeições em suas duas unidades. Registrou 1.069 participações de usuários em oficinas e realizou 385 cadastros únicos em 2024. Os dados demonstram a importância do serviço e sobretudo, o impacto na garantia do direito à segurança alimentar e nutricional da população que vive em situação de rua.
Os resultados também chegaram à elevação da quantidade de pessoas acessando o Benefício de Prestação Continuada (BPC) via Centro Pop, que contemplou 22 usuários. Pensando no Serviço de Abordagem Social (Seas), os números mostraram que meta é um norte a ser seguido e, superá-la parece ter sido a meta desejada pela equipe.
Para o Seas, estavam estabelecidos no Planejamento de 2024 sete eixos, 19 ações concluídas, duas em andamento, cinco contínuas. Todas as ações foram concluídas com sucesso!
Aliás, um destaque para a equipe de Abordagem Social foram os investimentos nos grupos de estudos realizados por eles, discutindo temas pertinentes junto a convidados de referência. Esse tipo de atividade fortaleceu o grupo e resultou na escrita da prática e publicação de artigos, aprovados em várias bancas. Uma visão que promove a Política Municipal de Assistência Social a um lugar de autoridade para falar das expressões da questão social pela perspectiva do trabalhador que executa.
A subsecretária de Proteção Especial da Semas, Carla Scardua, destacou que nas apresentações dos resultados de 2024 a intersetorialidade no atendimento à população em situação de rua foi o ponto forte. "As equipes demonstraram o esforço na articulação e colaboração entre as diferentes políticas públicas, como saúde, educação, habitação, segurança alimentar e nutricional e trabalho", falou ela.
Segundo a subsecretária, a população em situação de rua enfrenta uma série de vulnerabilidades complexas e interligadas que precisam ser enfrentadas conjuntamente. "O acesso dessa população a um conjunto de direitos essenciais irá contribui para a construção de uma rede de atendimento que impacta na superação da situação de rua", reforçou Carla Scardua
Para a nutricionista Fernanda Seydel, que atua no Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) Centro, participar do processo de devolutivas é uma oportunidade de ver como os demais trabalhadores da área da Proteção Social Especial estão trabalhando. "Estamos todos trabalhando juntos para poder apresentar o melhor resultado para os munícipes que utilizam nossos serviços", disse ela.
A assistente social Lidia Mara Boldrini, que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Bento Ferreira, se emocionou a falar dos resultados alcançados pela rede socioassistencial. "A cada apresentação vemos o trabalho em rede, porque um munícipe que passa pela Creas muitas vezes é o mesmo que passa nos outros serviços da Assistência Social de Vitória", mencionou ela.
Já o educador social Marcelo de Oliveira Junior, que atua no Centro Pop Continental, a importância da apresentação dos resultados começa bem antes, na fase de compilação dos dados e organização dos dados para mostrar as demais equipes. "Ver os números e os desafios que tivemos e superamos é muito bom. As apresentações se complementam. Agora, juntos é a celebração das devolutivas", falou ele.
Marcelo comentou que ao olhar para os números que representam todo o trabalho das equipes, passa um filme na mente. "Lembro de dias desgastantes, que parece que os esforços não estão surtindo efeitos... Aí, ver em números, o que cada equipe tem feito é muito importante e gratificante", complementou ele.
Já o Centro Pop se destacou no crescimento da articulação em rede, trazendo uma atuação importante em conjunto com o Seas e CnaR. "Enxergar a potência da superação da atuação independente dos serviços para pessoa em situação de rua é muito significativo ", pontua Fabíola Calazans, gerente de Média Complexidade da Semas.
Para a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, as equipes da Proteção Social de Média Complexidade atuam diariamente para garantir direitos sociais. Trabalham com temáticas extremamente complexas como a de pessoas em situação de rua. "Olhar pata os resultados e pensar as estratégias para o ano de 2025 é reafirmar nosso compromisso com a superação da condição de rua e de comemorar o resultado de todo esforço conjunto. Tenho certeza que Vitória está no caminho certo, investindo em serviços e espaços. Nossa equipe está de parabéns", enfatizou a secretária.