Notícias

Agendamento aberto para vacinar trabalhador da saúde e idosos acima de 85 anos

Publicada em 16/02/2021, às 11h58

Por Renata Zacaroni, com edição de Renata Zacaroni

Com a colaboração de Jucilene Borges


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Vacinação Covid Jardim da Penha
Idosa recebe primeira dose da vacina. (ampliar)
André Sobral
Vacinação Covid Jardim da Penha
Agendamento da vacinação deve ser feita online (ampliar)

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) abre, nesta terça-feira (16), a partir das 13 horas, o agendamento online para vacinar trabalhadores ativos da saúde e idosos acima de 85 anos de idade.

Para agendar o serviço basta acessar o link www.agendamento.vitoria.es.gov.br ou o aplicativo Vitória On-line.

A vacinação para os trabalhadores ativos da saúde será realizada na Igreja Batista, em Jardim da Penha.

Para os idosos acima de 85 anos de idade, a vacinação acontece nas Unidades de Saúde Andorinhas, Bairro do Quadro, Bairro República, Consolação, Favalessa, Fonte Grande, Forte São João, Grande Vitória, Ilha das Caieiras, Ilha de Santa Maria, Jabour, Jardim da Penha, Maria Ortiz, Resistência, Santa Luiza, Santa Martha, Santo André e São Cristóvão.

Trabalhadores ativos da saúde com 60 anos ou mais


O agendamento on-line para este grupo continua aberto no site e a vacinação acontece nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Praia do Suá, Maruípe, Vitória, Santo Antônio e Conquista.

Trabalhadores da saúde


De acordo com a definição do Ministério da Saúde, trabalhadores da saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios ou outros locais que possuam o Código Nacional de Estabelecimento de Saúde.

Compreende tanto os profissionais da saúde (ex.: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex.: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Documentos


Os trabalhadores da saúde devem apresentar um dos documentos: crachá + declaração do serviço de saúde onde atua; contra cheque; contrato de trabalho; carteira de trabalho ou carteira do conselho de classe mais declaração do serviço de saúde onde atua.

No caso dos acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio regular hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, deverá ser apresentada declaração emitida pela coordenação do curso descrevendo o período e o local onde o estágio é feito.

Consideram-se abrangidos para a vacinação apenas os estagiários em regime intensivo, com jornada semanal de 20 horas, que estejam frequentes e com ação direta em serviços de saúde.

Demais grupos


Para ampliar a vacinação para os demais grupos, a Semus aguarda a chegada de novas doses.


Voltar ao topo da página