Notícias

Adolescentes do Projovem seguem rumo ao primeiro emprego

Publicada em 26/09/2022, às 19h45 | Atualizada em 27/09/2022, às 12h41

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Educação de qualidade
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Redução das desigualdades

Foto Divulgação
Ketley Roberta
Ketley Roberta (ampliar)

Conquistar o primeiro emprego é o sonho de muitos adolescentes, mas, para o grupo que participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Projovem de Maruípe, o caminho até lá tem se mostrado mais emocionante, gratificante, potente e de muito aprendizado. Essa, pelo menos, é a opinião das adolescentes Aghata Kamilly (15) e Ketley Roberta (14) que frequentam o Serviço de Convivência.

Os adolescentes participam do projeto Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), por meio de parceria estabelecida entre a Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) com a instituição Ensino Social Profissionalizante (Espro). O projeto é gratuito e ofertado a adolescentes e jovens de 14 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, que estejam em busca de capacitação para iniciar a vida profissional.

A adolescente Ketley Roberta contou que o curso preparatório ensina sobre mercado de trabalho, sobre projetos de vida, mas, além disso, abre a mente e faz pensar muito mais no mundo do trabalho. Ketley, que disse querer fazer Medicina, acrescentou que antes, vai fazer outros cursos, como Enfermagem e trabalhar. "Quero ter dinheiro para comprar o que gosto de comer e fazer viagens para fora do país", disse.

A adolescente comentou, ainda, que frequentar as aulas do curso preparatório a fez perceber que precisa passar por todas etapas obrigatórias para alcançar o objetivo. "Não queria fazer Enem, por exemplo, mas mostraram que passar por essa avaliação é uma etapa do processo para que eu possa frequentar o curso de Medicina. Hoje, percebi a importância de passar pelo processo", admitiu ela.

Para a adolescente Aghata Kamilly, de 15 anos, do curso preparatório para inserção no mercado de trabalho leva muitos aprendizados. "O Projovem está influenciando positivamente nas minhas decisões. A principal é de não largar a escola e fazer uma faculdade. Aprendi a importância da Educação. Quero ser a primeira da minha família a fazer um curso superior", contou ela.

Aghata disse que desde que entrou para o Serviço de Convivência não gosta de faltar, porque há muita troca de conhecimento. "Eu aprendo muito com eles, mas sei que eles aprendem muito comigo também", falou com orgulho.

O assessor técnico do Projovem, Janio Silva, destacou que os adolescentes chegam ao coletivo com muitas dúvidas, inseguranças, sendo primordial escutar a história de cada sujeito e buscar realizar os encaminhamentos que possam incidir de forma positiva na vida deles.

Foto Divulgação
Aghata Kamilly
Aghata Kamilly (ampliar)

Para ele, o maior desafio é fazer com que adolescentes acreditem no potencial deles. "Muitos chegam com baixa autoestima, desanimados, devido aos processos de exclusões que vivenciam durante a vida", disse. Vencendo essa etapa, Janio diz sentir a maior alegria ao ver "a felicidade de cada adolescente quando consegue alcançar sonhos que nem imaginavam ser possível, como uma vaga no Programa Adolescente Aprendiz, ser aprovado na universidade ou de perceberem que existem pessoas que se importam com eles".

Formatura

Na semana passada, 13 adolescentes concluíram o curso preparatório e, na próxima sexta-feira (30) será a formatura de mais uma turma. Além desse grupo, a equipe Projovem Maruípe celebra a inserção de duas adolescentes que passaram pela Formação para o Mundo do Trabalho - Espro no Programa Adolescente Aprendiz.

A gerente de Atenção Básica da Semas, Cremilda Astorga, conta que o SCFV - Projovem busca trabalhar com os adolescentes e jovens a partir de três percursos: a convivência social, ou seja, suas relações na familias e no território; a participação social, para serem protagonistas em suas vidas e nas suas relações; e o mundo  do trabalho, na perspectiva de futuro e rompimento do ciclo de pobreza, terem sonhos e o mais importante realiza-los porque eles podem e merecem.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, enfatizou que o projovem é um importante serviço da Semas para nossas juventudes e contribuir com aquilo que eles trazem como demandas é essencial. "Aproximar-se do mercado de trabalho é atender as expectativas que nossos jovens nos apresentam", ressaltou.

Você sabia?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes - ProJovem, é complementar às ações com as famílias e a comunidade na proteção e desenvolvimento de adolescentes e jovens, assegurando espaços para o convívio coletivo, comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e amizade.


Voltar ao topo da página