Notícias

Tocha: três alunas da rede municipal de ensino vão participar de revezamento

Publicada em 13/05/2016, às 16h35 | Atualizada em 13/05/2016, às 16h47

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Maxuel Rodrigues


André Sobral
Alunas que irão conduzir a Tocha
Júlia, Bruna e Thamyris são as três alunas da rede municipal de ensino que vão participar do revezamento da tocha olímpica
André Sobral
Alunas que irão conduzir a Tocha - Thamyris
Thamyris de Oliveira Francez: "Participar do revezamento vai ser muito importante"

Faltam palavras para que as três alunas da rede municipal de ensino que estão entre os 150 condutores da tocha olímpica em Vitória, nesta terça-feira (17), definam esse momento. 

Thamirys de Oliveira Francez, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, Júlia Cristina Moreira, que estuda na mesma escola, em Jardim da Penha, e Bruna Coelho Ferreira, aluna da Emef Vercenílio da Silva Paschoal, em Joana D´arc, são as três estudantes que vão conduzir a chama olímpica na capital.

As alunas não escondem a ansiedade. "Participar do revezamento vai ser muito importante, e será uma história que vou poder contar para os meus filhos e netos. Poder conduzir a tocha com a chama que veio lá da Grécia vai ser muito marcante", contou Thamirys.

Redação

As duas alunas da Emef de Jardim da Penha foram selecionadas por meio do concurso de redação do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed). O tema era "O Brasil e os Jogos Olímpicos".

O concurso foi dirigido aos estudantes com mais de 12 anos de escolas das cidades participantes do revezamento da tocha olímpica Rio 2016. E as escolas participantes foram eleitas pelo MEC por reconhecido esforço pela melhoria da qualidade de ensino nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio, conforme aferição por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O objetivo do MEC foi estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos e paralímpicos de respeito, amizade, determinação, coragem, igualdade e inspiração, por meio da livre expressão dos estudantes de escolas públicas acerca de temas relativos às Olimpíadas no Brasil.

"Educação e esporte andam juntos, ainda mais nos dias de hoje, em que os atletas têm mais oportunidades para estudar, já que é muito maior a chance de receber uma bolsa das faculdades. Eu costumava praticar esportes, jogava futsal, fiz ginástica e dança também, porém estou mais focada nos estudos", disse Júlia.

"Fiquei sabendo da redação um dia antes da data de entrega e tive que ficar acordada até mais tarde para poder escrever. Minha mãe reclamou um pouco, mas valeu a pena. O esporte e a educação andam do mesmo lado, qualquer esporte que você for praticar será cobrado ter disciplina para competir melhor e ter mais chances de ganhar", disse Thamirys, que já foi escoteira, fez ballet, capoeira, kickboxing e é tricampeã estadual de taekwondo.

Festival das Escolas

Já Bruna, aluna da escola de Joana D'arc, foi uma das vencedoras do Festival das Escolas, competição promovida pela Coca-Cola. Ela conta que precisou participar de várias seletivas até chegar à final.

"A professora nos contou sobre o festival, mas, para poder participar, tínhamos que enviar fotos e vídeos com o tema 'Alegria através dos movimentos'. Eu enviei uma foto e um vídeo, mas não esperava ser selecionada porque era muita gente concorrendo. Para nossa surpresa, nossa escola foi, sim, selecionada. E a Coca-Cola listou cinco nomes para participar das competições no Tancredão. Meu nome estava no meio. Mas só de ter sido indicada, eu já estava feliz", contou.

A etapa seguinte aconteceu no Tancredão. Bruna e os amigos fizeram uma apresentação de líderes de torcida com a música "Happy", do Pharrell Williams. "A emoção de ouvir meu nome sendo anunciado foi muito grande. Ter a oportunidade de participar é uma grande honra porque isso é para poucos. Muitos tentaram e não conseguiram. Então eu vou representar não só a minha escola, mas também todos os que passaram pelas provas", concluiu Bruna.

Matérias relacionadas

Tocha: 3,5 mil alunos da rede municipal levam alegria para revezamento

Tocha: travessia marítima e até canoa havaiana no percurso em Vitória

André Sobral
Alunas que irão conduzir a Tocha - Júlia
Júlia Cristina Moreira: "Educação e esporte andam juntos"
André Sobral
Alunas que irão conduzir a Tocha - Bruna
Bruna Coelho Ferreira: "Ter a oportunidade de participar é uma grande honra porque isso é para poucos"

Voltar ao topo da página